(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Jovens portugueses dão voz ao Pacto Climático por uma Europa sustentável

O futuro do planeta decide-se hoje e muitos jovens lideram a mudança, exigindo maior acção climática por parte dos decisores políticos europeus.
Jovens portugueses dão voz ao Pacto Climático por uma Europa sustentável

2022 é oficialmente o Ano Europeu da Juventude! E agora, mais que nunca, é tempo desta nova geração vocalizar os seus princípios e exigir soluções climáticas. Segundo um estudo conduzido pela Comissão Europeia, cerca de 96% dos jovens europeus veem as alterações climáticas como um problema sério que necessita de resposta, no entanto, apenas 64% desses europeus com idades entre os 15 e 25 anos tomaram acções pela preservação do planeta nos passados seis meses.

Vários jovens sentem a necessidade de contribuir para um futuro que é de todos, mas nem sempre é fácil saber como o fazer. Por isso, alguns jovens portugueses decidiram tornar-se embaixadores do Pacto Climático Europeu, juntando as suas vozes a muitos outros jovens europeus na luta por um mundo sustentável.

Um destes jovens é o Bruno Lisboa Diotallévy, que comenta que “a minha grande motivação é a crença em compaixão. O meu sonho é ver as pessoas e comunidades num caminho de evolução e respeito pela natureza”. O Bruno nasceu no Brasil, onde se formou em marketing, mas depressa se apaixonou pelo voluntariado e por Portugal, onde actualmente vive com o seu companheiro João Kraeski. Através da sua página de instagram livre_para, o casal promove diversos eventos sociais e incentiva o diálogo entre os seus seguidores sobre temáticas associadas à igualdade, direitos LGBTQIA+ e sustentabilidade.

Também o João Marcelino, de 20 anos, encontrou o seu propósito na luta pelo ambiente. Um declarado feminista e defensor da igualdade, acredita que o planeta deve ser uma prioridade. Face a essa realidade, criou a ecopensa, uma revista dedicada a temas ambientais, que oferece dicas para um dia-a-dia mais eco consciente e analisa a acção política para a resolução da crise climática. “Quero mostrar aos jovens que podemos ser mais verdes e nem sempre são necessárias enormes mudanças para melhorar o planeta”, sublinha João.

Lígia Gomes acredita que pegada a pegada podemos mudar o mundo, daí ter criado o mais completo site sobre sustentabilidade em Portugal – o peggada.com. Uma verdadeira fonte de informação sobre comportamentos verdes, consumo consciente e economia circular. Esta embaixadora do Pacto Climático Europeu é avida defensora do fundamental papel a desempenhar pelas empresas para a transição ecológica e propõe-se a “dar visibilidade a negócios que ofereçam as ferramentas necessárias aos seus consumidores para uma vida mais verde”.

Já Nuno Gaspar é um jovem estudante que desenvolve inúmeros projectos ligados à sustentabilidade em meios escolares e escolheu também juntar-se ao Pacto Climático Europeu com o objectivo de informar as próximas gerações sobre os desafios climáticos que se avizinham, dando-lhes as ferramentas necessárias para que um dia se possam fazer ouvir e exigir a mudança. “A crise climática e a necessidade que existe de acção política para a sua mitigação sempre me fez querer mudar algo e agora, com a ajuda da UE, posso contribuir para uma mudança política e legal que proteja o ambiente”, confessa o embaixador.

Todos os embaixadores concordam que o Pacto Climático Europeu é uma excelente oportunidade para todos os jovens que ambicionem colaborar na acção climática. Qualquer pessoa pode abraçar a mudança e passo a passo contribuir para uma sociedade sustentável.

O Pacto Climático Europeu é um óptimo ponto de partida para qualquer pessoa que queira embarcar numa aventura de sustentabilidade e amor pela natureza e pelo próximo. O compromisso do Pacto direcciona-se a cidadãos comuns e empresas para que adoptem estilos de vida mais verdes, o Parlamento de Pares oferece aos jovens fóruns de diálogo, os Embaixadores partilham e inspiram a mudança e os diversos eventos do Pacto espalhados um pouco por todo o mundo conectam pessoas, mentes, ideias, sem distinção de cor ou credo.

A mudança começa aqui, por um futuro que a todos pertence!

Sobre o Pacto e o Acordo Verde Europeu

Lançado pela Comissão Europeia, o Pacto Climático (European Climate Pact | Climate Action (europa.eu) faz parte da European Green Deal (Pacto Ecológico Europeu | Comissão Europeia (europa.eu) e está a ajudar a UE a cumprir o seu objectivo de ser o primeiro continente neutro em termos climáticos no mundo até 2050. O Green Deal visa tornar a economia da UE sustentável, transformando os desafios climáticos e ambientais em oportunidades, e tornando a transição justa e inclusiva para todos. Ao combinar a abordagem política do Green Deal e o apoio do Pacto Climático à acção individual, todos os níveis de governação e a população podem trabalhar em conjunto no sentido de limitar o nosso impacto sobre o clima.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos