(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

IX Feira do Livro Novo e Usado no Centro de Trabalho do PCP de Faro

IX Feira do Livro Novo e Usado no Centro de Trabalho do PCP de Faro

No próximo dia 2 de Dezembro (Sábado) iniciar-se-á a IX edição da Feira do Livro Novo e Usado de Faro. 

Uma iniciativa ímpar no concelho que traz à cidade uma seleção de livros com novidades editoriais, livros infantis e juvenis e títulos que marcam a actualidade e história da literatura.

A abertura desta edição, dia 2 de Dezembro às 15h30, ficará a cargo de Miguel Veloso, co-autor com o Arq. José Veloso do livro "SAAL – Serviço de Apoio Ambulatório Local. Projectos construídos no Algarve pelas Associações de Moradores". Assim enunciado pelos autores, este livro emerge de uma recolha a duas mãos e vários tempos, daquele que é um dos momentos mais significativos do pós-25 de Abril, que brevemente celebrarã o seu 50º aniversário, e onde a habitação se afirmou como “um acto social e político, um caso de cidadania, e compete à comunidade nele participar e intervir, enquanto o urbanismo e a arquitectura cumpre o seu papel de serviço público”. Um exemplo impar, reconhecido nacional e internacionalmente, e do qual a discussão sobre as soluções para a actual crise do direito à habitação podem beneficiar. No âmbito deste trabalho será também inaugurada a exposição concretizada neste âmbito, seguida de um Porto de Honra.

No fim de semana seguinte, dia 8 de Dezembro às 21h, teremos a segunda edição da Noite de Jogos de Tabuleiro, em que os visitantes serão convidados a experimentar alguns jogos de tabuleiro modernos, recuperando uma tradição perdida em muitas famílias, mas que tem ganho adeptos pelo país e região como demonstram os encontros que se realizam um pouco por todo o Algarve.

No dia 9 de Dezembro, sábado, às 15h30, é a apresentação do livro “Dossier TAP” com a presença de Vasco Cardoso, da Comissão Política do PCP. A TAP é uma das últimas grandes empresas nacionais. O governo já anunciou a intenção de avançar para nova privatização (apoiada pelo PSD, IL, CDS e CH). Esta intenção impõe um combate nacional, muito exigente, uma vez que os instrumentos de dominação ideológica de há muito que preparam o terreno para a privatização. O PCP vai travar esse combate, do qual este livro será importante instrumento. Nele se sistematiza a informação disponível, apontando as conclusões que a Comissão Parlamentar de Inquérito deveria ter tirado e recordando dados essenciais.

Na edição deste ano, não poderiamos deixar de fazer um especial destaque para a urgência de Paz, cujo tema será integrado na Manhã Infantil no dia 16 de Dezembro (10h00), onde contaremos também com a apresentação do livro “Lura, o nosso lugar”, pela autora Sara Vitor.

Patente até dia 16 de Dezembro e aberta ao público entre as 18h e as 20h00 de segunda à sexta-feira, a XIX edição da Feira do Livro Novo e Usado contará com mais de 2.000 títulos, incluindo uma vasta seleção de autores algarvios, literatura infantil & juvenil, banda desenhada, ficção científica, biografias, romances, policiais, política e poesia.

Uma iniciativa cultural que vai já na sua 9ª edição, tornando-se num evento cada vez mais procurado na região, pela diversidade e qualidade dos livros expostos bem como pelos mais de 20 lançamentos e apresentações de livros, tornando-a num marco da vida cultural da cidade.

A Comissão Concelhia de Faro do PCP convida toda a população a visitar mais esta Feira do Livro patente na Rua de Portugal nº 44, em Faro.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos