(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Instituto de Socorros a Náufragos recebe 29 viaturas para reforço da vigilância na Época Balnear 2022

Instituto de Socorros a Náufragos recebe 29 viaturas para reforço da vigilância na Época Balnear 2022

Realizou-se hoje, nas Instalações Centrais de Marinha, em Lisboa, a cerimónia de entrega de 29 viaturas “Volkswagen Amarok” por parte da SIVA Portugal ao Instituto de Socorros a Náufragos, que iniciam amanhã a sua missão de reforço da vigilância nas praias portuguesas.

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a SIVA Portugal associam-se em mais uma época balnear através do Projecto "SeaWatch", que funciona desde 2010 e tem por objectivo incrementar a segurança na costa e praias portuguesas, em particular as que não têm vigilância permanente.

Destaca-se a presença de desfibrilhadores automáticos externos (DAE) nas viaturas e a formação necessária em suporte básico de vida e desfibrilhação aos elementos do Projecto "SeaWatch", numa parceria entre o Instituto de Socorros de Náufragos (ISN) e o "Movimento Salvar Mais Vidas", que permitirá que os operacionais destas viaturas possam prestar um melhor auxílio nas praias portuguesas, nomeadamente em situações de paragem cardiorrespiratória.

Outros dos parceiros deste projecto é a BP Portugal que se associa ao Projecto "SeaWatch", contribuindo com a cedência de combustível para a operação destas viaturas.

Esta cerimónia de entrega das viaturas foi presidida pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e contou com a presença do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Henrique Gouveia e Melo, do Director-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante João Dores Aresta e da CEO da SIVA, Viktoria Kaufmann, entre outras entidades.

Em 2021, o Projecto “SeaWatch” possibilitou o salvamento de 36 veraneantes, efectuando 260 assistências de primeiros socorros.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos