(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Infante D. Henrique foi homenageado em Sagres

Infante D. Henrique foi homenageado em Sagres

Cumpriram-se, ontem, dia 13 de Novembro, os 558 anos sobre a morte do Infante D. Henrique (1394-1460), em Sagres.

Para assinalar a data e as últimas vontades do Infante de Sagres realizou-se, na Igreja de Nossa Senhora da Graça (Fortaleza), uma missa de sufrágio em sua homenagem. Seguidamente, os participantes assistiram à deposição de uma coroa de flores no Padrão pelo vereador Fernando Santana (Câmara Municipal de Vila do Bispo), pelo João Paulo Graça (presidente da Assembleia de Freguesia de Sagres) e Luciano Rafael (coordenador da Fortaleza de Sagres). A tarde de homenagem terminou com o espectáculo de música “Promontorium Sacrum – Música e História do Fim do Mundo”, com peças executadas pela mezzo-soprano Joana Godinho, acompanhadas ao cravo.
A homenagem organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, pela Paróquia de Sagres e pela Direcção Regional de Cultura do Algarve, contou com a presença de 100 pessoas. 
D. Henrique foi uma figura cimeira da História portuguesa e do Mundo, devido ao seu papel fulcral na aventura dos Descobrimentos marítimos do Século XV. Além disso, para Vila do Bispo a sua personalidade e acção foram extraordinariamente importantes. Sagres foi o seu primeiro senhorio no Algarve. No entanto, o seu nome e obra ficaram associados a espaços e locais como a Ermida e Quinta de Nossa Senhora de Guadalupe, a Raposeira, a Ermida de Santo António (entre Vila do Bispo e Sagres) e ao Cabo de São Vicente.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos