(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Incêndio de São Miguel/Odeceixe - Agradecimento Público e apoio à população

Incêndio de São Miguel/Odeceixe - Agradecimento Público e apoio à população

Finalmente, ao fim de uma semana de combate intenso e persistente, foi extinto o grande incêndio que deflagrou em São Miguel, na Freguesia de São Teotónio e que se propagou ao Município de Aljezur, com forte impacto na Freguesia de Odeceixe, em que ardeu uma área estimada de aproximadamente 2000ha. 

Apesar da permanência no terreno de meios afetos à vigilância e consolidação do perímetro do incêndio, as preocupações do Município centram-se no urgente apoio às populações, à alimentação animal e à atividade económica e para o planeamento de ações necessárias da fase de recuperação do ciclo das emergências em proteção civil.

O Presidente da Câmara Municipal de Aljezur, em articulação com os Presidentes dos Municípios de Odemira e de Monchique já realizaram diversas reuniões com membros do Governo, nomeadamente as senhoras Ministras da Agricultura e da Coesão Territorial, o senhor Secretário de Estado do Turismo, estando previstas novos contactos com governantes e organismos de âmbito nacional e regional para que, em conjunto, sejam encontradas soluções e mecanismos financeiros de apoio para a recuperação da atividade económica e do bem estar das populações.

De enaltecer a articulação de esforços realizada por todas as forças de socorro e de segurança, autarquias locais, entidades publicas, entidades e empresas privadas e população anónima que permitiu a proteção de pessoas e bens, a sustentação logística do combate ao incêndio e o acolhimento das famílias deslocadas.

O Presidente da Câmara Municipal de Aljezur, como entidade municipal de proteção civil, agradece a todas as bombeiras e bombeiros, aos sapadores florestais, ao dispositivo da Guarda Nacional Republicana, aos restantes combatentes e agentes de proteção civil e entidades colaborantes presentes no teatro de operações, à ANEPC, aos autarcas e trabalhadores do Município e das Freguesias, ao Clube de Caça e Pesca do Concelho de Aljezur, aos proprietários que disponibilizaram máquinas de rasto, tratores e outro equipamento e a todas as entidades, empresas e particulares anónimos que colaboraram na entrega e confeção de alimentos na AHBV Aljezur e na cantina da EBI/JI Prof. Piedade Matoso.

O Município de Aljezur tem constituída uma equipa que iniciou na sexta-feira a sua missão de percorrer o território afetado pelo incêndio e realizar um levantamento preliminar das perdas e necessidades da população afetada.

Alguma dúvida ou reporte de situação pode ser endereçada para o email: incendiosaljezur.2003@cm-aljezur.pt

A paisagem afetada entristece-nos, os danos patrimoniais são uma realidade, mas juntos vamos ultrapassar mais esta adversidade.

O Presidente da Câmara,José Manuel Lucas Gonçalves

  • PARTILHAR   

Outros Artigos