(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Inaugurado Espaço Multifuncional Envolvente à Casa do Sal

Inaugurado Espaço Multifuncional Envolvente à Casa do Sal

A obra de Requalificação da Envolvente à Casa do Sal foi hoje inaugurada pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e pelo presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral. Presentes estiveram também o presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, a diretora regional de Cultura do Algarve, Adriana Nogueira, os vereadores do Município de Castro Marim, Filomena Sintra e João Pereira, e o presidente da Junta de Freguesia de Castro Marim, Nuno Emídio.

“Finalmente chegámos aqui. As nossas desculpas à população local, pela demora desta obra, que sofreu várias vicissitudes, desde o boicote propositado por uma maioria de oposição, passando pelo efeito nefasto de 2 anos de pandemia e até os efeitos da guerra aqui se fizeram sentir”, relevou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim sobre a requalificação deste espaço, uma das intervenções urbanísticas mais desejadas na vila de Castro Marim. Francisco Amaral enfatizou a importância dos fundos europeus na estratégia local de investimento, sobre a qual destacou a requalificação do Castelo, a renovação da rede de água e saneamento básico da vila, com mais de 60 anos, e o avanço da Área de Negócios do Sotavento Algarvio, aproveitando a proximidade com Espanha e a centralidade entre os aeroportos de Sevilha e Faro.

Na sua intervenção, a Ministra Ana Abrunhosa sublinhou a “requalificação que devolve aos castromarinenses uma zona nobre da vila, que o tempo tinha deixado descaracterizar”, elogiando o trabalho e a resiliência da equipa envolvida nesta requalificação e a estratégia de Castro Marim no desenvolvimento do território. “Castro Marim não é apenas um município com um passado, mas um território com um futuro”, garantindo que no próximo quadro de apoio comunitário haverá também o esforço e a sensibilidade para perceber as especificidades do território de Castro Marim, “é para isso também que existem os fundos europeus, para tratarmos diferente o que é diferente”.

Com a presença da Ministra da Coesão Territorial na inauguração da Requalificação da Envolvente à Casa do Sal, o executivo castromarinense aproveitou para lhe apresentar a estratégia de intervenção no Castelo de Castro Marim, cuja próxima e urgente etapa passa por um investimento que ronda os 10 milhões de euros e que se prevê em 3 fases: requalificação do anel viário; consolidação da estrutura amuralhada; reabilitação/requalificação do interior do castelo.

“Foram-nos apresentadas as propostas para a recuperação/valorização do Castelo e também a questão da área de acolhimento empresarial. São obras ao nosso alcance. […] Considerem-nos parceiros nesse caminho, já combinámos também trazer aqui outros governantes, para constituir um grupo de trabalho.

A requalificação à Envolvente da Casa do Sal representa um investimento total de 1 milhão de euros, uma obra financiada no âmbito do Programa CRESC ALGARVE 2020 [Prioridade de Investimento 6.5], um projeto incluído no Plano de Ação - PARU, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 65% pelo FEDER.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos