Para comemorar o Dia Internacional dos Arquivos, o Arquivo Municipal de Lagos disponibiliza ao público o inventário preliminar do Fundo da Administração do Concelho de Lagos (1837-1938).
Este fundo documental tem um valor único para a história da cidade. Enquanto autoridade pública do concelho, o administrador do concelho tinha o dever de manter a ordem pública, fazer respeitar e executar as ordens transmitidas pelo Governo Civil, dar o provimento do necessário para o apoio às tropas militares, ao recrutamento do Exército e alistamento da Guarda Nacional, registo e cobrança de contribuições directas, policiamento, controlo da mendicidade, zelar pelos costumes e pela moral pública, inspeção das escolas públicas, emissão de passaportes, fiscalização de leis, posturas municipais e medidas sanitárias, entre outras competências.
O primeiro administrador do concelho de Lagos foi António Pedro Barahona (fevereiro de 1836) e o último, José Nobre da Veiga (dezembro de 1937).
Com a extinção do cargo, as competências do administrador do concelho foram transferidas para o presidente de Câmara que passou a ser responsável pela administração municipal.
Saiba mais sobre este fundo documental através do inventário preliminar que é agora disponibilizado ao público em:
https://www.cm-lagos.pt/.../AMLGS_F_Administracao...
Para saber mais sobre as comemorações do Dia Internacional dos Arquivos e da Semana Internacional dos Arquivos, que este ano se celebra de 6 a 10 de Junho, visite o site do ICA em https://www.ica.org/en/international-archives-week-iaw2022