Espetáculo Comemorativo do Dia Internacional da Mulher

O MDM assinala 50 anos da primeira comemoração do 8 de Março em liberdade, em todo o país. Com Manifestação Nacional de Mulheres, Concentrações e ações diversas no dia 8 de março 2025. Reafirmando que, apesar das conquistas alcançadas com a Revolução de Abril, a luta pela igualdade, justiça social e Paz não está apenas longe de estar concluída, como se torna ainda mais urgente face aos retrocessos que ameaçam os direitos das mulheres.
Em 1975, na sequência da Revolução de Abril, as mulheres saíam à rua para celebrar o seu dia sem medo da repressão, marcando o início de um novo tempo de liberdade e direitos. Meio século depois, essa memória continua viva, fruto de uma luta constante e incansável pela consagração de direitos na lei e na vida, uma luta que permanece atual, obrigatória e cada vez mais urgente.
Nesse sentido, sob o lema “Luta que une, força que transforma” as comemorações darão voz às reivindicações das mulheres, denunciando as persistentes desigualdades no trabalho, na família e na sociedade, e alertando para o aumento da precariedade, da violência e da exploração que marcam a vida de muitas mulheres.
Será um momento importante de afirmação de que as mulheres querem – e merecem – viver num país onde a dignidade, a igualdade e a felicidade sejam realidade. O MDM apela por isso à adesão às comemorações do 8 de março que terão lugar em todo o país.
FARO 17H. Concentração Rampa do Teatro das Figuras
18H. Espetáculo Comemorativo no Grande Auditório do Teatro das Figuras .
Programa: Cancioneiro do GFF; Brasa Doirada; Fadó Tropical: Emanuela Furtado e os seus músicos: André Conde -trombonista, Orlando Almeida guitarra portuguesa, Daniel Guimaro-guitarra eletroacústica, CDACompanhia de Dança do Algarve; Cristina Paulo (voz) Luís Conceição (piano).P.A.U.S.A. (piano a uma só alma)
Os bilhetes encontram-se à venda na bilheteira do Teatro de terça a sábado das 13h00 às 19h30, exceto em dias feriados, pelo valor solidário de 3,00 euros.
Estas ações, assume-se como um momento de celebração e grito de alerta sobre as causas e consequências das desigualdades, de denuncia dos retrocessos nos direitos das mulheres e de defesa de uma política de igualdade e emancipação.
Apoio na deslocação em autocarro mediante inscrição; com partida de Lagos 15h, rotunda das cadeiras contatar telm.919778405; partida de Silves 15H, junto ao Rio Arade a passar por Messines e Val Paraíso, contatar telm.933200559.