(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Embaixadores do Zero-G Portugal - Astronauta por um Dia - Sara Silva

Embaixadores do Zero-G Portugal - Astronauta por um Dia - Sara Silva

A Assembleia Municipal de Lagos na 1.ª Reunião da sua Sessão Ordinária de setembro/2023, realizada no dia 25 de setembro aprovou um Voto de Congratulação a Sara Silva - Embaixadora do Zero-G Portugal - Astronauta por um Dia

“A Agência Espacial Portuguesa voltou a dar este ano, a oportunidade a 30 jovens, entre os 14 e os 18 anos, de voarem e experimentarem condições de microgravidade, simulando a sensação que os astronautas vivenciam no espaço.

A campanha de voos parabólicos, a bordo do Airbus A310 da empresa francesa Novespace, aconteceu no passado dia 3 de setembro de 2023, a partir da Base Aérea nº 11, em Beja, e os aspirantes a astronautas foram escolhidos na campanha “Zero-G Portugal – Astronauta por Um Dia”.

Dos 552 concorrentes de todo país, 250 passaram à 2ª fase, 125 alcançaram a 3ª fase (prova de aptidão física), foram 60 os selecionados para a 4ª fase e, por fim foram 30 os finalistas. Só cinco algarvios e uma única Lacobrigense, Sara Beatriz Pinto Pico Filipe Silva, de 16 anos, que representou com orgulho e entusiasmo o nosso concelho neste evento nacional.

Durante uma semana os finalistas fizeram a sua preparação e adquiriram as competências necessárias a uma aventura tão intensa, ultrapassaram desafios, trabalharam em equipa e fizeram certamente novos amigos com interesses semelhantes aos seus.

No dia 3 de setembro embarcaram, num misto de excitação e nervosismo para o que seria tudo menos um voo regular. Realizaram 16 parábolas, que implicam subida do avião com níveis de gravidade 2G e posterior descida em “queda livre” onde flutuaram em microgravidade e realizaram experiências com bolas e balões. Agora, são todos Embaixadores do Zero-G Portugal - Astronauta por um Dia.

A jornada da Sara até ao final do desafio é um exemplo de dedicação, determinação e talento. Ela demonstrou não apenas um compromisso excecional, mas também uma paixão inabalável pelo espaço e pela exploração científica. Superar os desafios rigorosos do processo de seleção foi uma prova da sua habilidade e resiliência, bem como uma inspiração para todos nós, especialmente os mais jovens a sonhar alto e acreditar que o céu não é o limite.

Assim, a Assembleia Municipal de Lagos, reunida no dia 25 de setembro, aprovada um Voto de Congratulação à Lacobrigense de 16 anos, Sara Beatriz Pinto Pico Filipe Silva, pela sua notável conquista ao ficar entre os trinta finalistas do desafio "Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia". Com 552 concorrentes e 5 etapas exigentes para ultrapassar, esta vitória é verdadeiramente digna de admiração.

Que esta conquista seja apenas o começo de uma jornada extraordinária e que a Sara continue a voar alto, alcançando muitas estrelas.

Dar conhecimento deste Voto de Congratulação à jovem, à Câmara Municipal e à comunicação social.”

  • PARTILHAR   

Outros Artigos