(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2021 - Reduzir o Desperdício

Diálogo Jovem celebra Semana Verde Europeia sob o tema "A saúde dos oceanos, um mar livre de plásticos"

Diálogo Jovem celebra Semana Verde Europeia sob o tema "A saúde dos oceanos, um mar livre de plásticos"

O Europe Direct Algarve e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve promovem na próxima sexta-feira, dia 4 de Junho, pelas 10:30 horas, um Diálogo Jovem sobre o tema “A saúde dos oceanos, um mar livre de plásticos”, inserido na celebração da Semana Verde Europeia.

Esta iniciativa conta com os apoios do Direcção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), da Direcção de Serviços do Algarve da Direcção-Geral do Estabelecimentos Escolares (DGEstE), da Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Algarve da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), do Centro Ciência Viva (CCV) do Algarve, do Centro de Investigação marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve, da SCIAENA – Associação de Ciências Marinhas e Cooperação, da Chimera Visuals, da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e da rede Escola Azul.

A agenda europeia dos últimos meses acolheu diversas iniciativas, sob a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (EU), que são chamadas de atenção e call to action (chamada à acção) pela preservação do Planeta: o Dia da Terra, a 22 Abril, o Dia Europeu do Mar, a 20 de Maio, e os Global Action Days, culminando, nestes primeiros dias de Junho, com a celebração da Semana Verde Europeia sob o lema "POLUIÇÃO, ZERO, para um planeta e pessoas mais saudáveis".

Pretende-se com estas iniciativas contribuir para criar um ambiente sem substâncias tóxicas em toda a União Europeia (UE) através de um melhor controlo e informação, prevenção e reparação dos danos causados pela poluição do ar, da água, do solo e dos produtos de consumo. Apoiará, igualmente, a recuperação pós Covid-19, contribuindo para a reconstrução de uma economia europeia mais sustentável, criando oportunidades de emprego e reduzindo as desigualdades sociais.

O evento "A saúde dos oceanos, um mar livre de plásticos" está, pois, inscrito no atlas dos eventos locais "EMDInMyRegion", no âmbito do Dia Europeu do Mar, e na Conferência sobre o Futuro da Europa – plataforma de participação de todos os cidadãos europeus no debate sobre o futuro da Europa – e assinala também a Semana Verde Europeia.

Neste contexto, foi convidada Dora Correia, da DG-MARE (Direcção-Geral dos Assuntos Marítimos e Pescas), e o eurodeputado Manuel Pizarro, da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu, para dar a conhecer a perspectiva europeia e algumas novidades sobre o Plano de Acção da UE para uma «ambição de poluição zero», uma acção-chave do Pacto Ecológico Europeu.

As instituições regionais, com responsabilidade na área do Ambiente e da Juventude, trarão as boas práticas e o Presidente da CCDR falará sobre o Mar na Estratégia Algarve 2030. No painel-debate, a moderadora, Cristina Veiga-Pires, do Centro de Ciência Viva do Algarve, animará o diálogo entre Maria João Bebiano, investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental; Gonçalo Carvalho, biólogo e activista da organização sem fins-lucrativos SCIAENA; João Rodrigues, biólogo e cineasta; Catarina Gonçalves, da Associação Bandeira Azul da Europa, Raquel Costa, da rede Escola Azul, e o público presente no Auditório do IPDJ em Faro e online.

O evento será transmitido em directo nas páginas de Facebook da CCDR Algarve e do Europe Direct Algarve.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos