(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Dia Nacional do Psicólogo em ano de guerra, pandemia e incêndios

Como é ser psicólogo em 2022? 25 mil psicólogos em Portugal assinalam dia da profissão no próximo domingo, 4 de Setembro
Dia Nacional do Psicólogo em ano de guerra, pandemia e incêndios

Assinala-se no próximo domingo, dia 4 de Setembro, o Dia Nacional do Psicólogo. Num ano marcado pela guerra na Ucrânia, pela pandemia e por fortes incêndios, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) vai divulgar neste dia o contributo que os psicólogos têm face aos principais desafios que a sociedade enfrenta.  

Os desafios societais são também os desafios dos psicólogos. Estes são também os desafios das pessoas que precisam dos serviços prestados pelos psicólogos, mas que tantas vezes têm dificuldades em aceder”, explica Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Numa campanha lançada nas redes sociais, a Ordem dos Psicólogos Portugueses recorda o papel dos psicólogos na saúde, na educação, mas também na Crise Climática e Sustentabilidade e na Pobreza e Inclusão.

Na crise climática e sustentabilidade um psicólogo pode ajudar a combater as alterações climáticas, facilitando a mudança de comportamentos com impactos ambientais e a tomada de decisões pró-ambientais, bem como prevenindo a ecoansiedade”. Mas podem também ajudar “organismos públicos no planeamento das políticas públicas adoptadas”, explica a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Já em relação à Pobreza e Inclusão a OPP lançou a campanha “.(ponto) Final à Pobreza”, que está a recolher contributos dos psicólogos de todo o país para o desenho de uma estratégia da contribuição da profissão para o combate à pobreza.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos