(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Dia Internacional da Reciclagem celebrado com novidade da Sociedade Ponto Verde e milhões de toneladas de embalagens recicladas

Dia Internacional da Reciclagem celebrado com novidade da Sociedade Ponto Verde e milhões de toneladas de embalagens recicladas

A parceria da Sociedade Ponto Verde (SPV) com o Jardim Zoológico de Lisboa não é de agora, mas reforça-se no Dia Internacional da Reciclagem com uma novidade há muito esperada: os ecobags, os famosos sacos para reciclagem, estão pela primeira vez disponíveis para venda na loja do Zoo em Lisboa e o seu valor de aquisição reverte para o Fundo de Conservação Animal.

Os ecobags são sobejamente conhecidos pelos seguidores da SPV, mas estavam apenas disponíveis em acções de sensibilização e passatempos. Esta iniciativa permite o acesso a equipamentos para separação das embalagens de forma cómoda e conveniente, já que a presença de um ecoponto doméstico nos lares aumenta exponencialmente a participação na reciclagem.

«O objectivo desta acção é claro: facilitar a aquisição de um equipamento para separação das embalagens a um valor acessível e ainda com o contributo para protecção da vida animal. Juntamos duas causas, a da protecção ambiental e animal. Neste Dia Internacional da Reciclagem temos de mostrar que até com pequenos gestos podemos fazer a diferença para chegar a resultados mais amplos. Ao celebrarmos 25 anos de actividade fazemos um balanço muito positivo do caminho que temos desenvolvido em Portugal e do esforço colectivo que os portugueses têm feito no sentido de proteger o ambiente e apostar num futuro mais circular», assinala Ana Isabel Trigo Morais, CEO da SPV.

9 milhões de toneladas de embalagens recicladas em 25 anos

Ao celebrar o Dia Internacional da Reciclagem, a Sociedade Ponto Verde contabiliza já mais de 9 milhões de toneladas de embalagens enviadas para reciclagem, no ano em que celebra um quarto de século.

Dados recentes demonstram que 2/3 da população considera que a reciclagem de resíduos pode ser o maior contributo para um ambiente melhor.

Não é, portanto, de estranhar que, em 2020, a recolha selectiva de embalagens em Portugal tenha aumentado 13% face a 2019, com um total de 409 mil toneladas de embalagens encaminhadas para reciclagem. O equivalente a desviarmos dos aterros, em cada hora, embalagens com o peso de 8 elefantes.

Sabia que?

  • Em 1 minuto foram recicladas embalagens equivalentes a 4240 telemóveis.
  • Em 1 hora reciclam-se embalagens equivalentes ao peso de 48 girafas.
  • Em 1 dia foi reciclado papel com o peso de 1.700 sofás.
  • Em 1 mês reciclam-se embalagens de metal que dariam para produzir 15 milhões de talheres.
  • Em 1 ano reciclam-se pacotes de bebidas com o peso de 35 navios.
  • PARTILHAR   

Outros Artigos