(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2021 - Reduzir o Desperdício

Dia da Europa no Algarve celebrado com várias iniciativas em Faro

Dia da Europa no Algarve celebrado com várias iniciativas em Faro

A celebração do 9 de Maio – Dia da Europa no Algarve será assinalada com uma iniciativa conjunta da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve e do Europe Direct Algarve.

No domingo, dia 9 de maio, pelas 10 horas, as entidades promotoras convidam todos os cidadãos a assistir ao hastear da Bandeira da Europa, nas instalações da CCDR Algarve, na Praça da Liberdade, em Faro, celebrando esta data e o 25º aniversário do Europe Direct Algarve.

O Grupo Coral Ossónoba associar-se-á à comemoração com a realização de um pequeno concerto e o Europe Direct Algarve estará presente com um ponto de informação apresentando a nova rede 21-25.

Na mesma ocasião, será anunciada a 2ª edição do concurso de fotografia AlgarveIsEU 2.1, este ano sob o tema da saúde e numa parceria do CHUA e da UAlg, através do Centro de Documentação Europeia.

Pelas 12 horas, estreia-se o programa A RUA DA EUROPA, uma iniciativa do Europe Direct Algarve e do Centro de Documentação da Universidade do Algarve, em parceria com a Rede MOVE, na RUA FM - Rádio Universitária do Algarve.

Destinado aos mais jovens, o programa tem como objetivo transmitir informação útil sobre a União Europeia e dar a conhecer projetos de jovens e/ou para jovens, da iniciativa de entidades públicas ou de atores privados, no Algarve e na zona raiana da Província de Huelva, aprofundando entre os mais jovens a cidadania europeia e tornando a Europa mais próxima.

Esta primeira emissão está integrada na iniciativa “Ponte.fm” promovida pelo Parlamento Europeu – Gabinete de Portugal, que reúne as rádios universitárias do país. A emissão a partir da RUA FM acontece das 12h às 14h, passando para a RUC (Coimbra) até às 16h e para a RUM (Minho) até às 18h.

O programa conta com diversas rubricas, entre elas o Speak Corner - um espaço onde, através de diversos idiomas nos é dado a conhecer um conjunto de expressões típicas e úteis à comunicação no dia-a-dia, numa sociedade cada vez mais intercultural.

No DESTAQUE semanal fala-se de quem, no Algarve desenvolve projectos com e para os jovens. Com a duração de cerca de 6 minutos, o programa será transmitido às segundas-feiras, em horário a anunciar, e também terá espaço para curiosidades e informações úteis sobre iniciativas ou programas da União Europeia.

A produção, apoiada pela RUA FM conta com uma equipa diversificada de comunicadores, que inclui alguns jovens estudantes da UAlg e outros a realizar projetos Erasmus no Algarve (estudantes ou voluntários), oriundos de vários países da Europa. A escolha da «RUA FM» para transmitir este programa deve-se ao facto de se tratar de uma rádio universitária, com um público jovem, onde podemos encontrar várias nacionalidades e interesses muito distintos.

Para Alexandre Moura, diretor da RUA FM, com este programa pretende-se "esclarecer os jovens em matéria europeia, acrescentar algo às suas vidas e proporcionar uma emissão que os deixe a aguardar com entusiasmo a semana seguinte".

  • PARTILHAR   

Outros Artigos