A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) lançou o concurso para a dragagem do Porto de Tavira, de forma a restabelecer as condições de segurança e de operacionalidade na navegação.
Serão retirados os excessos de sedimentos na barra do porto e na zona contigua de quatro águas, sendo depositados na deriva litoral de forma a alimentar as praias com défice de areias.
Os concorrentes têm 30 dias para apresentação das propostas contados a partir da data do anúncio publicado em Diário da República.
Esta intervenção representa um investimento de cerca de meio milhão de euros (iva incluído), sendo muito importante para as actividades piscatórias e turístico-marítimas, de forma a reforçar a segurança das embarcações, tripulações e passageiros no canal de acesso aos portos de Tavira (Tavira, Cabanas e Santa Luzia).
Recorde-se que em 2018 a DGRM concluiu a recuperação do molhe nascente da barra de Tavira, tendo na altura realizada uma dragagem acessória na zona de intervenção.