(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

Com o lixo também se faz arte!

Com o lixo também se faz arte!

E se com o Lixo da Praia fizéssemos Arte? 

Fotograf’Arte é uma exposição de fotografia do Projeto Ver para Querer, promovido pelo Centro Ciência Viva de Lagos.

Esta exposição resulta de um concurso de fotografia e de uma mostra do trabalho de várias instituições, associações, projetos e movimentos voluntários em Portugal que trabalham com a temática do Lixo Marinho.

O concurso de fotografia Fotograf’Arte desafiou toda a comunidade a conciliar o prazer da fotografia e dos passeios na praia à sensibilização para a preservação do ambiente costeiro e marinho. Este concurso de fotografia teve como principal objetivo incutir hábitos de passeio na praia e em simultâneo pretendeu que esses passeios fossem de alerta e de sensibilização para a problemática do lixo marinho. Ao invés de apenas promover campanhas pontuais de recolha de lixo, pretendeu-se incentivar a que as famílias, sempre que façam um passeio na praia, contribuam com a recolha de objetos de lixo. O Centro Ciência Viva de Lagos acredita que esta iniciativa desenvolverá o hábito de procurar os objetos mais inusitados e que podem ser encontrados na praia.

Para além de sensibilizar para a problemática do Lixo Marinho, esta exposição tem como objetivo dar a conhecer, e reconhecer, o trabalho de várias entidades e o enorme esforço diário que é feito para a mitigação do problema do lixo nas praias de Portugal. Várias instituições portuguesas contribuíram para uma exposição coletiva e mostraram um pouco do seu trabalho no âmbito desta problemática. Ao desafio do Centro Ciência Viva de Lagos responderam 20 instituições, associações, projetos e movimentos voluntários em Portugal, como a Fundação Oceano Azul, Associação Portuguesa do Lixo Marinho, Agência Portuguesa do Ambiente, Projeto Plasticus maritimus da Ana Pêgo, que nos deixaram orgulhosos com as suas contribuições.

O resultado final é a produção da exposição Fotograf’Arte, com 45 imagens, que vai estrear ao público no dia 29 de janeiro, data que coincide com o 14º Aniversário do Centro Ciência Viva de Lagos. Nesta data também serão divulgadas as fotografias vencedoras do concurso. Ficam todos desde já convidados a visitar esta exposição que ficará patente no Centro Ciência Viva de Lagos até 31 de março, para depois iniciar a sua itinerância.

O Projecto “Ver para Querer” é um projeto do Centro Ciência Viva de Lagos que promove a Literacia do Oceano, e é financiado pelo Programa Crescimento Azul dos EEA Grants Portugal e com a DGPM - Direção-Geral de Política do Mar como operador do Programa.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos