(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

CDU: "A CDU está presente, os trabalhadores e a população de Aljezur, pode contar connosco!"

CDU: "A CDU está presente, os trabalhadores e a população de Aljezur, pode contar connosco!"

No passado dia 29 de Abril realizou-se mais uma reunião da Assembleia Municipal de Aljezur, onde a CDU através da sua eleita apresentou várias moções, que defendem melhores condições de vida para os trabalhadores e populações.

Entre os vários documentos apresentados, destacam-se a Moção "Comemorar Abril, afirmar e valorizar o poder local democrático", onde se afirma que "celebrar Abril é evidenciar o que foi o fascismo e combater o seu branqueamento, é destacar a luta anti-fascista, pela liberdade e a democracia", bem como, onde se exige o cumprimento da Constituição da República Portuguesa. esta moção foi acolhida por todos os eleitos da Assembleia Municipal. No seguimento desta moção foi proposta, também pela CDU, a criação de uma comissão da AM para as comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril, estamos em crer que esta comissão se irá constituir apesar de não ter sido acolhida no imediato.

Outro documento apresentado pela CDU foi uma moção onde se apela ao Governo e aos grupos parlamentares que legislem, rapidamente, para que os Bombeiros tenham, finalmente, acesso ao gasóleo verde, e uma recomendação ao Ministério da Saúde para cobrir os custos efectivos dos serviços protocolados e prestados pelos Corpos de Bombeiros no âmbito da Emergência Pré-Hospitalar e Transporte de Doentes. Sabemos que as AHBV, principalmente as que assistem as populações fora dos grandes centros urbanos, como é o caso em Aljezur, sofrem grandes carências financeiras, porque não veem as despesas asseguradas com as transferências do governo, pois são manifestamente insuficientes. Esta moção também expressa a solidariedade da Assembleia Municipal à AHBV do concelho, à Federação dos Bombeiros do Distrito e à Liga dos Bombeiros Portugueses, esta moção foi aprovada.

A CDU também apresentou um voto de pesar pelas vitimas da guerra na Ucrânia. Para a CDU, o que realmente importa é o fim imediato desta guerra que se arrasta desde 2014, criando milhares de mortes tanto civis como militares, de ambos os lados. O que se exige é que se avancem com as negociações de paz, e se pare de enviar mais armamento. O que se exige é que o governo respeite a sua constituição, nomeadamente o Artº. 7º. O que se exige é a Paz. A CDU lamenta o “chumbo” por parte do PS.

Foi ainda apresentada uma moção "Travar o aumento do custo de vida Regular preços, aumentar salários e pensões", que também não foi aprovada pelo PS, com o falso argumento de que em Aljezur não se sente o aumento do custo de vida. Ora como todos sabemos, esta é uma questão nacional e que necessita de respostas urgentes. No concelho sentimos a precariedade do trabalho sazonal, o aumento dos bens de primeira necessidade, o aumento das rendas da casa, combustíveis, etc. Era também exigido ao governo, nesta moção o abaixamento do IVA do gás e da electricidade para 6%, assim como o aumento geral dos salários e pensões.

A CDU tem apresentado vários requerimentos, onde se colocam perguntas à câmara e onde instiga o executivo a dar resposta a vários problemas no concelho, entre outros assuntos, destacando os requerimentos mais recentes, apontam-se os problemas da substituição da cobertura de amianto no pavilhão Municipal, e a urgência na reabertura das piscinas municipais, de referir ainda várias propostas sobre as falhas na recolha de lixos e monos por todo o concelho, obras em parques infantis e escolas que são necessárias, entre outros assuntos.

A CDU continuará sempre a dar o seu melhor contributo para a melhoria de vida dos Aljezurenses. Estes podem sempre contar com a CDU.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos