(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

CCDR da Região do Algarve e Fórum Oceano dinamizam Projecto Atlazul

CCDR da Região do Algarve e Fórum Oceano dinamizam Projecto Atlazul

No quadro da cooperação transfronteiriça entre as regiões do Alentejo, do Algarve e da Andaluzia, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve e o Fórum Oceano vão desenvolver uma parceria focada no crescimento azul e na economia do mar.

O objectivo geral do projecto Atlazul é identificar desafios e oportunidades, bem como criar redes que promovam a especialização da área transfronteiriça em Crescimento Azul, desenvolver acções inovadoras no campo das políticas de Crescimento Azul relacionadas aos processos metabólicos que forneçam novas soluções com apoio digital e a melhoria do conhecimento terrestre e marinho.

Integra os objectivos da Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia (EuroAAA), com a participação adicional da Galiza, e visa aprofundar as oportunidades, promovendo políticas de Crescimento Azul que explorem as sinergias derivadas das relações constructivas entre os diferentes sectores que operam neste domínio.

O desenvolvimento deste projecto visa:

1. Obtenção de sinergias entre setores da economia azul, explorando novas oportunidades de investimento empresarial e a melhoria da competitividade das empresas envolvidas, nos domínios da pesca e da aquicultura, do turismo costeiro, da reparação e construção naval, e da biotecnologia;

2. Recolha e transferência de conhecimento nos domínios da pesca, aquicultura, turismo, portos e biotecnologia;

3. Identificação do potencial de Crescimento Azul em cada região, coordenação e complementaridade de Estratégias Regionais de Crescimento Azul e formas adequadas de governança;

4. Estabelecimento de uma Aliança Marítima Atlântica entre os territórios participantes e criação dos respectivos Conselhos Regionais de Crescimento Azul.

Nesta fase de escolhas e mobilização de entidades e empresas, as opções de trabalho serão centradas no conhecimento, investigação e ciência, nos portos e infraestruturas portuárias, na aquicultura e algas, na reparação e construção naval.

Após a reunião de arranque do projecto e da parceria entre a CCDR da Região do Algarve e o Fórum Oceano está agora prevista uma sessão publica no final do mês de Maio.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos