(Z1) Magalhães 500 anos

Casa Vale da Lama - Odiáxere

Casa Vale da Lama - Odiáxere

Artigo da revista Nova Costa de Oiro em https://www.novacostadeoiro.com

Localizada perto de Odiáxere – Lagos, encontra-se o Eco Resort Casa Vale da Lama, numa Quinta Ecológica de 43 hectares, perto do Rio de Alvor, que pode ser avistado da propriedade.

Este espaço acolhedor e tranquilo, é um convite ao relaxamento do visitante, que poderá ficar instalado num dos seus 39 confortáveis quartos. Nestes, foram utilizados materiais de construção naturais e mobília restaurada.

Toda a água consumida nos chuveiros e lavatórios é tratada na quinta e re-utilizada não só nas sanitas, como para rega, através das chamadas ETAPs (estações de tratamento de águas resíduais por plantas).

A casa dispõe de uma biblioteca, na mezzanine, com livros sobre sustentabilidade e permacultura.

Há ainda uma zona de jantar e uma para «lounge», com uma zona de bebidas e snacks self-service.

Na loja, podem adquirir-se produtos que foram feitos com os ingredientes produzidos na quinta.

Também é agradável caminhar-se sem pressas pelo pomar de citrinos, ou pelo olival, e apercebermo-nos da importância que a permacultura tem ou deveria ter nas nossas vidas (este é um sistema de princípios agrícolas e sociais cujo planeamento do seu design é centrado em simular ou utilizar directamente os padrões e características observados em ecossistemas naturais.

Foi estudada para dar resposta à nova e crescente consciencialização da degradação ambiental global).

No restaurante, são servidas deliciosas refeições vegetarianas e veganas, menus que variam com a disponibilidade da estação do ano e do próprio dia (ver a nossa rubrica «Clube das Comisquices).

A maioria dos ingredientes utilizados é cultivada na quinta, através de processos naturais, em tudo semelhantes às práticas dos nossos bisavós (actualmente, há quem lhe chame «agricultura biológica»).

Para mais informações, o site do Eco Resort Casa Vale da Lama, pode ser acedido nesta ligação:

https://www.casavaledalama.pt

Ver os nossos vídeos, aqui:

https://youtu.be/SiyWb1HJ99o

https://youtu.be/TB0rErjAgbc

  • PARTILHAR   

Outros Artigos