(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Casa do Alentejo inaugura escultura comemorativa dos 100 anos no dia 25 de Abril

Casa do Alentejo inaugura escultura comemorativa dos 100 anos no dia 25 de Abril

A Casa do Alentejo inaugura amanhã, dia 25 de Abril, pelas 10h30, a escultura comemorativa do seu centenário, Uma Fonte de Amizade, da autoria do escultor alentejano Jorge Pé-Curto. A obra ficará exposta no icónico Páteo Árabe da Casa do Alentejo.

A cerimónia de inauguração conta com a atuação do Grupo Coral da Damaia – Os Alentejanos, seguida de intervenções do escultor Jorge Pé-Curto e do presidente da Casa do Alentejo, João Proença.

Jorge Pé-Curto nasceu em 1955, em Moura, e como artista plástico desenvolveu atividade na cerâmica, pintura, cartaz e gravura, mas foi fundamentalmente na pedra que veio a centrar a sua obra. Para o autor, “esta escultura realça a corrente afetiva gerada pelo Cante”.

João Monge, amigo do artista, sublinha que a escultura que assinala estes 100 anos da Casa do Alentejo “é um elogio à amizade e à camaradagem” e mostra que “é assim que resistimos. Os nossos ombros têm a forma dos braços que neles se apoiam”.

A Casa do Alentejo comemora 100 anos em 2023. O programa de comemorações do centenário conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e contempla diversas iniciativas de caráter cultural ao longo do ano. Para o dia 10 de junho, data em que se assinala a fundação da Casa, está prevista uma sessão solene e, no final do ano, um grande espetáculo de encerramento intitulado “É tão grande o Alentejo”.

Ao longo destes 100 anos, a Casa do Alentejo tem-se afirmado como a verdadeira embaixada da cultura e tradição alentejana na região de Lisboa.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos