(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Bombeiros de Lagos realizam exercício de resgate na Ponta da Piedade

Bombeiros de Lagos realizam exercício de resgate na Ponta da Piedade

No âmbito da preparação da época balnear em Lagos, os Bombeiros Voluntários de Lagos realizaram hoje, dia 2 de Maio, um exercício de resgate na arriba da Ponta da Piedade, simulando a queda acidental de um turista.

O exercício teve como objectivo testar as várias capacidades dos agentes de Protecção Civil alocados em Lagos, tendo participado no exercício vinte e dois operacionais dos Bombeiros de Lagos, com as equipas de grande ângulo e de salvamento aquático, quatro polícias marítimos, sete operacionais das estações salva-vidas de Sagres e de Ferragudo, três técnicos do Serviço Municipal de Protecção Civil e dois polícias municipais de Lagos, contando ainda com o apoio do faroleiro chefe do Farol da Ponta da Piedade.

Para o local, foram empenhadas duas semirrígidas do ISN, um EAV da Polícia Marítima, uma semirrígida da equipa de salvamento aquático dos Bombeiros de Lagos, três veículos técnicos de apoio, uma ambulância e um veículo de Comando dos Bombeiros de Lagos, um veículo operacional da Polícia Marítima e um veículo da Autoridade Marítima Nacional.

Este exercício multidisciplinar foi coordenado pelo capitão do Porto de Lagos, em articulação com o Serviço Municipal de Protecção Civil. Neste contexto, foram utilizadas técnicas de salvamento por cordas como forma de chegar ao local da ocorrência e estabilizar a vítima que posteriormente foi extraída para uma embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos. De seguida, a vítima for conduzida por via marítima até ao cais de evacuação definido no plano de segurança do Porto de Lagos.

De ressalvar que a valência de salvamento em grande ângulo foi uma capacidade recentemente adquirida pelos Bombeiros de Lagos, contado com dezasseis operacionais especializados nesta área.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos