No âmbito da preparação da época balnear em Lagos, os Bombeiros Voluntários de Lagos realizaram hoje, dia 2 de Maio, um exercício de resgate na arriba da Ponta da Piedade, simulando a queda acidental de um turista.
O exercício teve como objectivo testar as várias capacidades dos agentes de Protecção Civil alocados em Lagos, tendo participado no exercício vinte e dois operacionais dos Bombeiros de Lagos, com as equipas de grande ângulo e de salvamento aquático, quatro polícias marítimos, sete operacionais das estações salva-vidas de Sagres e de Ferragudo, três técnicos do Serviço Municipal de Protecção Civil e dois polícias municipais de Lagos, contando ainda com o apoio do faroleiro chefe do Farol da Ponta da Piedade.
Para o local, foram empenhadas duas semirrígidas do ISN, um EAV da Polícia Marítima, uma semirrígida da equipa de salvamento aquático dos Bombeiros de Lagos, três veículos técnicos de apoio, uma ambulância e um veículo de Comando dos Bombeiros de Lagos, um veículo operacional da Polícia Marítima e um veículo da Autoridade Marítima Nacional.
Este exercício multidisciplinar foi coordenado pelo capitão do Porto de Lagos, em articulação com o Serviço Municipal de Protecção Civil. Neste contexto, foram utilizadas técnicas de salvamento por cordas como forma de chegar ao local da ocorrência e estabilizar a vítima que posteriormente foi extraída para uma embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos. De seguida, a vítima for conduzida por via marítima até ao cais de evacuação definido no plano de segurança do Porto de Lagos.
De ressalvar que a valência de salvamento em grande ângulo foi uma capacidade recentemente adquirida pelos Bombeiros de Lagos, contado com dezasseis operacionais especializados nesta área.