(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Bloco defende desenvolvimento de rede pública de lares e creches gratuitos

Bloco defende desenvolvimento de rede pública de lares e creches gratuitos

     José Gusmão esteve em Alvor, onde defendeu o desenvolvimento urgente de uma rede pública de lares e creches gratuitos. O candidato do Bloco de Esquerda visitou as instalações do Lar e Centro de dia de Alvor, e da Creche e reuniu com o Provedor Mário de Freitas, que deu conta das dificuldades que estas instituições enfrentam.

Para José Gusmão, a pandemia e as medidas restritivas tornaram ainda mais evidentes as enormes carências ao nível de equipamentos e meios humanos qualificados para o apoio aos idosos, seja na vertente dos lares, seja no apoio à vida independente. O provedor Mário Freitas referiu a falta de profissionais qualificados e da necessidade de uma relação mais constructiva com a Segurança Social.


Também ao nível das creches, as respostas existentes são manifestamente insuficientes. O provedor Mário de Freitas deu conta à delegação do Bloco de Esquerda de uma lista de espera superior a 200
crianças. José Gusmão afirmou que não vale a pena lamentar a baixa taxa de natalidade quando se insiste manter uma carência tão grave ao nível das creches e pré-escolar.


O candidato do Bloco de Esquerda afirmou ainda que os equipamentos sociais de apoio no princípio ou no fim da vida são uma condição determinante de igualdade e justiça social. Este pilar do Estado
social, que continua por construir, pode ser uma enorme fonte de criação de emprego e um factor de coesão social e territorial. Esse será um dos grandes compromissos do Bloco de Esquerda para o próximo mandato.

Legenda das fotografias:

1. Visita à Santa Casa de Alvor;

2. Visita ao Lar;

3. Visita à Creche.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos