(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Festival da Batata Doce
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Bloco de Esquerda Algarve avança para as Autárquicas com «diálogos à esquerda»

Bloco de Esquerda Algarve avança para as Autárquicas com «diálogos à esquerda»

A plataforma do Bloco de Esquerda (BE) Algarve Mudar de Vida + Bloco + Algarve realiza, no próximo Sábado, dia 20 de Fevereiro, uma sessão dedicada às eleições autárquicas deste ano, com o tema "Diálogos à esquerda".

A sessão realizar-se-á por videoconferência, a partir das 21:00 horas, e é aberta a todos os interessados, sendo necessário inscrição prévia.

«Será com o país e a região do Algarve a atravessar os efeitos devastadores da crise pandémica que se irão realizar as Eleições Autárquicas», afirma o BE Algarve. Neste sentido, «o Bloco junta forças para responder à crise, com propostas concrectas, sabendo que a política local é a primeira linha no combate às desigualdades sociais».

O Algarve, enquanto região particularmente afectada pela pandemia em virtude da Economia – maioritariamente alicerçada no sector turístico –, exige um «reforço» no auxílio providenciado pelo Governo, o qual «deve apoiar-se nas suas próprias reservas até à chegada da tão almejada "bazuca europeia"», segundo o partido. Não obstante, as respostas dos municípios algarvios têm suprido certas necessidades básicas das famílias e algumas têm, inclusive, apoiado o sector empresarial.

Neste contexto de crise social, para o BE «a direita tradicional tem aberto espaço ao novo populismo, que se alimenta dos medos e fomenta a política do ódio». Assim, em ano de eleições Autárquicas e com «uma previsão do aparecimento de candidaturas de extrema-direita à governação local, é fundamental definir o propósito do Bloco de Esquerda nestas autárquicas e que alternativa de esquerda deve estar no centro do debate de arranque, para uma mobilização forte e construção de projectos autárquicos capazes», afirma o partido de esquerda.

A plataforma Mudar de Vida + Bloco, + Algarve toma a iniciativa de debater com aderentes, autarcas e simpatizantes os «propósitos do Bloco nas autárquicas», nomeadamente:

- Como juntar forças para responder às necessidades populares?

- Que fazer para alargar as candidaturas àqueles que nos nossos concelhos pensam à esquerda e vêem os problemas como nós?

- Como responder aos desafios que a crise coloca à economia local?

- Que projectos elaborar para promover o desenvolvimento e criar trabalho nos nossos municípios?

Estas e outras ideias serão debatidas, com vista a promover «uma participação alargada e plural», na visão do Bloco de Esquerda Algarve. A organização pretende ainda que este diálogo enriqueça os contributos para a Conferência Nacional Autárquica do Bloco de Esquerda online, a realizar no sábado, 27 de Fevereiro.

Sobre a plataforma

A plataforma Mudar de Vida + Bloco + Algarve reúne militantes do Bloco de Esquerda e activistas de várias áreas sociais, estando largamente representada na Comissão Coordenadora Distrital do Algarve do BE, assim como em órgãos do movimento a nível local.

Para mais informações, visite a página do evento no Facebook da sessão "Diálogos à esquerda" e a página de Facebook da plataforma.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos