(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

Autarquia de Albufeira celebra contratos programa de desenvolvimento desportivo num valor superior a 1 milhão de euros

Autarquia de Albufeira celebra contratos programa de desenvolvimento desportivo num valor superior a 1 milhão de euros

Teve lugar anteontem, dia 5, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a assinatura dos Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo com 27 entidades desportivas, entre clubes, associações e atletas individuais do desporto motorizado.

Os Contratos Programa definem os termos de apoio às entidades desportivas do concelho não só em termos financeiros, mas também na logística, transportes e instalações. Face aos resultados obtidos positivos das estruturas desportivas os critérios foram valorizados o que permitiu atingir um montante global 1.232.735, 00 euros. “Quem não tem amigos e familiares num clube desportivo, não avalia bem o peso que este apoio significa na vida dos atletas e das estruturas que o apoiam”, referiu o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo.

.

“Albufeira é, geograficamente, um concelho pequeno, mas é grande no Desporto”, disse José Carlos Rolo no momento em que se dirigiu aos responsáveis pelas associações e clubes e atletas individuais, que ontem se deslocaram ao Salão Nobre dos Paços do Concelho para assinar os Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo. Neste ato foram contempladas 27 entidades, perfazendo um apoio total de 1.232.735, 00 euros. A medida, que se enquadra no âmbito do Plano de Apoio ao Associativismo Desportivo no concelho, tem por objetivo apoiar o trabalho dos clubes na promoção do desporto, quer ao nível da formação e ocupação dos tempos livres dos jovens, quer da vertente competitiva.

Na sua intervenção, José Carlos Rolo sublinhou a importância desta aposta no desporto, especialmente na área da formação: ”a parte da formação é fundamental ao nível dos municípios, pois é muitas vezes nos clubes locais que se procuram os novos talentos”. E esta formação vai para além do desporto em si: “um atleta respeita mais um treinador que, muitas vezes e com lamento, um professor numa sala de aula”, continuou o edil, para quem o desporto é um dos grandes exemplos de igualdade social: “todos têm o mesmo equipamento e são tratados de forma igual”. José Carlos Rolo salientou também a importância destes contratos, desde logo referindo que “quem não tem amigos e familiares num clube desportivo, não avalia bem o peso que este apoio significa na vida dos atletas e das estruturas que os apoiam. Investimos, desde 2018, cinco milhões e 500 mil euros no Desporto. Isto só nos últimos cinco anos, isto a par das infraestruturas, dos transportes, do apoio ao gasóleo e apoio logístico, entre outros”. O autarca lembrou que conta com todos para que a candidatura de Albufeira a Cidade Europeia do Desporto 2026 resulte em sucesso e alertou para a necessidade de se incluir mais jovens nos corpos sociais das estruturas desportivas.

Os contratos programa agora assinados foram com as seguintes associações e clubes: Imortal Desportivo Clube, Clube de Patinagem de Albufeira, Academia Desportiva e Cultural Praia da Falésia, Albufeira Futsal Clube, Associação LUEL – Arte em Movimento, Albufeira Surf Clube, Atlético Clube de Albufeira, Imortal Basket Clube, Clube de Basquete de Albufeira, ARPA – Associação Recreativa de Patinagem de Albufeira, Clube Artes Marciais de Albufeira, Clube Desportivo Areias de São João, Futebol Clube Ferreiras, Guia Futebol Clube, Padernense Clube, Karate Clube Albufeira.

Foram assinados ainda os contratos com atletas a título individual do desporto motorizado, nomeadamente, com Renato Mendes, Miguel Romão, António Correia, Kevin Saraiva, Vasco Tintim, Francisco Barreto e João Luís.

Refira-se que os valores são atribuídos em função de critérios previamente fixados pelo Município, que têm por base os seguintes indicadores: número de atletas federados, total de praticantes, número de modalidades desportivas, escalões e nível competitivo, número de treinadores e grau de formação e os resultados desportivos alcançados durante o último ano. No total, estes 20 clubes desenvolvem no seu conjunto mais de 25 diferentes modalidades, abrangendo 3610 atletas, dos quais 2692 são federados, orientados por quase duas centenas de formadores e envolvendo na comunidade mais de 2 mil associados.

Posteriormente, o vice-presidente e responsável pelo Desporto, Cristiano Cabrita expressou a sua satisfação por este “apoio que vai permitir a continuidade de projetos, nomeadamente o apoio a mais de três mil atletas. Estes contratos programa revestem-se de uma elevada responsabilidade para com a comunidade albufeirense em termos de formação e de caminhos de futuro para a nossa juventude”.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos