(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Associação de Municípios Loulé/ Faro assinala 20 anos do estádio Algarve

Associação de Municípios Loulé/ Faro assinala 20 anos do estádio Algarve

A Associação de Municípios Loulé/ Faro, entidade proprietária e responsável pela gestão do Parque das Cidades, congratula-se com o 20.º aniversário do Estádio Algarve, cuja inauguração se celebrou oficialmente no dia 23 de novembro de 2003.

No âmbito da comemoração do aniversário desta infraestrutura de referência regional, nacional e internacional, está a ser desenvolvido um vasto programa de iniciativas que terá lugar no decorrer de 2024.

Construído de raiz para acolher o Campeonato Europeu de Futebol – Euro 2004, o Estádio Algarve recebeu o seu primeiro grande evento a 18 de fevereiro de 2004, o jogo de preparação entre a Seleção Nacional Portuguesa e a Seleção Inglesa, tendo posteriormente recebido no âmbito da fase final da competição, dois jogos da primeira fase (Rússia – Espanha e Grécia – Rússia) e um jogo dos quartos-de-final (Holanda – Suécia).

Após o Euro 2004, face à sua extraordinária funcionalidade, versatilidade, e ao facto de não ter uma equipa da primeira linha a jogar regularmente, conduziu a uma excelente oportunidade de alargar horizontes, no que respeita à diversidade de utilizações, aumentando assim a cadeia de valor quer da infraestrutura, quer do Parque das Cidades do qual a infraestrutura é o espaço âncora.

O Estádio Algarve é hoje uma infraestrutura reconhecida mundialmente face a diversidade de eventos que realiza, seja jogos de futebol, de rugby, concertos, desportes motorizados, spots publicitários, entre outras atividades. Das 150 atividades anuais, mais de 1/3 têm carater internacional.

Ao longos destes 20 anos de existência, o Estádio Algarve foi palco de duas edições do All Stars Games, evento a cargo da Fundação Luís Figo com cariz social, quatro edições da Supertaça Cândido Oliveira, quatro edições da Taça da Liga, tendo sido o Estádio escolhido pela Liga de Clubes para o lançamento desta nova competição, bem como para a nova versão da competição, em final four. Ao nível da Seleção AA de Futebol é de registar os 19 jogos realizados até ao momento, assim como o feito que perdurará na história da nossa seleção, como sendo o Estádio onde se registou a maior goleada de sempre, 9X0 ao Luxemburgo, e onde se registou mais um assinalável recorde de Cristiano Ronaldo como o melhor marcador por Seleções na história do futebol mundial.

No que respeita a futebol feminino, o Estádio Algarve vem desde 2006 a acolher o Algarve Women’s Cup, torneio mundial de Seleções feminino. Ao nível de torneios internacionais de Clubes o Estádio Algarve já conta com 12 edições consecutivas do Atlantic Cup, torneio realizado por clubes europeus que tem as paragens de inverno, 8 edições do torneio Internacional do Guadiana/Troféu do Algarve. Ainda ao nível internacional, o Estádio Algarve é desde 2013 utilizado pela Associação de Futebol de Gibraltar para os seus jogos em casa das competições da UEFA e da FIFA, assim como pelas equipas gibraltinas nos seus jogos em casa para a Liga dos Campeões da UEFA e da Liga Europa.

Para as competições nacionais passam pelo Estádio Algarve, o Sporting Clube Farense enquanto Estádio alternativo, o Louletano Desportes Clube e o Sporting Clube Farense Sub23 como clubes residentes. Aos demais clubes da região e não só é considerado como Estádio alternativo, tendo passado nos últimos anos clubes como Portimonense, Olhanense, Estoril entre outros. Anualmente são realizados em média 10 jogos de preparação de Pré-epoca com clubes nacionais (ex. SLB, SCP, FCP entre outros) e clubes de Ligas europeias.

O Algarve Seven´s, torneio internacional de Rugby foi realizado no Estádio Algarve, tal como o jogo de preparação da nossa Seleção para o Mundial de 2023, entre Portugal e EUA.

Ao nível dos desportes motorizados é de apontar as 10 edições do Rally de Portugal, com especial foco para o regresso em 2007 do Rally de Portugal ao WRC e as duas inéditas super-especiais dentro do Estádio, em 2007 e 2010. A Baja Loulé é outro evento motorizado que vem sendo realizado na infraestrutura.

No que respeita a concertos, atuaram 11 artistas internacionais, Black Eyed Peas, Simple Minds, Melanie C, Lenny Kravitz, Sean Paul, James Blunt entre outros e 6 artistas nacionais, Rui Veloso, Da Weasel, Tony Carreira, D’zrt e demais.

Outra das vertentes que tem vindo a ser explorada é a componente imagem, sendo a infraestrutura, a imagem em diversos spots de marcas nacionais e internacionais. A mais recente pela Sport TV.

Através da diversidade dos eventos, a Associação de Municípios Loulé/ Faro rentabiliza esta infraestrutura, promovendo uma utilização equilibrada e sustentável, quer na ótica financeira, quer na ótica de infraestrutura desportiva pública de referência para os Municípios associados (Loulé e Faro).

No momento em que se assinalam os 20 anos da sua inauguração oficial, a Associação de Municípios de Loulé/ Faro saúda quem lutou pela concretização deste equipamento de excelência, referência para a região e para o País.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos