(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

Águas do Algarve embarca na 2ª edição do Desafio da Água

Águas do Algarve embarca na 2ª edição do Desafio da Água

Depois de uma edição piloto que se revelou um sucesso, impactando mais de 5 mil crianças e jovens de 200 escolas do Algarve, o projeto “Desafio da Água”, da Águas do Algarve, está de regresso com novas dinâmicas.

A 2.ª edição da iniciativa de responsabilidade social e ambiental da Águas do Algarve, que visa sensibilizar a comunidade para a escassez de água, irá arrancar com dois roadshows escolares: um espetáculo de magia e uma atividade lúdico-pedagógica em que a água será a personagem principal.

De forma a continuar a acrescentar valor ao projeto, será lançada, gratuitamente, uma revista digital “Desafio da Água” que irá acompanhar as temáticas desta edição. De Abril de 2023 a Março de 2024, serão mais de 10 temáticas abordadas, todas elas relacionadas com a preservação da biodiversidade, da sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos.

Ao lado da Clarinha e do Salpico, mascotes já conhecidas, juntar-se-ão também duas novas personagens, uma lula e um polvo cujos nomes serão escolhidos pela comunidade, em votação livre, disponível no website. Do lado do digital, continuarão a ser lançadas fichas, jogos e outros conteúdos lúdico-pedagógicos. A novidade revela-se nas redes sociais, em que o projeto ganha finalmente perfis próprios de Instagram e Tiktok, para sensibilizar mais crianças de norte a sul do país.

Com o início do ano letivo 2023-2024, as turmas voltarão a ser convidadas a participar num desafio criativo que pretende ajudá-las a adquirir comportamentos mais sustentáveis, como reforçar competências de trabalho de equipa, tomada de decisão e responsabilidade social e ambiental. O desafio culminará num evento final com atividades muito animadas para os mais novos e entrega de prémios para as turmas vencedoras de cada ciclo.

Mas muito mais há por dizer, muito a fazer, muitos surpresas e dinâmicas inovadoras ao longo de todo o ano, pelo que convidamos a população escolar, e a comunidade em geral a acompanhar as nossas redes sociais, e o próprio site do projeto onde todas estas e outras informações são atempadamente atualizadas ao longo de todo o ano.

Acresce referir que este Projecto conta com o apoio, da DGEstE | Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região do Algarve, que abraçou este Projeto desde o 1º momento.

Estamos certos, e a nossa experiência tem-nos mostrado que a educação ambiental tem mais e melhores resultados se começar logo nas camadas mais jovens, entenda-se ensino pré-primário e primário, sendo uma etapa fundamental para o desenvolvimento de comportamentos, da consciência social e ambiental e inclusivamente da solidariedade. Para além das nossas casas, é certamente na escola onde se aprendem os valores e comportamentos que nos acompanharão na vida adulta e nos definirão como cidadãos.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos