(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

A Água e o Mar para mim

Arte Sustentável e Inclusiva na Segunda Edição do Projeto
A Água e o Mar para mim

Instituições de Solidariedade Social transformam Guarda-Chuvas em Obras de Arte

Promovido pela Águas do Algarve no âmbito da estratégia da empresa nas vertentes da Comunicação, Educação Ambiental e Responsabilidade Social, esta foi uma ação direcionada aos utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social promovendo-se a reflexão e conscientização para a importância e valorização da Água e do Mar, associada à situação de escassez hídrica vivida no Algarve.

A segunda edição do projeto "A Água e o Mar para mim" celebrou a criatividade e a sustentabilidade, desafiando-se as instituições a transformar um simples guarda-chuvas em peças de arte, efetuadas com materiais reutilizáveis e reciclados. Com um foco especial nas IPSS, o projeto destacou a habilidade artística de idosos e pessoas com deficiência, para além de crianças em idade pré-escolar com necessidades identificadas.

Ao proporcionar um espaço criativo e inclusivo, o projeto visa promover a expressão artística onde a água e mar são o tema focal. A diversidade de habilidades é evidenciada nas obras resultantes, refletindo a riqueza e singularidade de cada Instituição participante. "A Água e o Mar para Mim" não é apenas uma iniciativa artística; é um testemunho do poder transformador da arte e da importância de promover a inclusão em todas as idades e capacidades. Este projeto destaca não apenas a criatividade das instituições envolvidas, mas também a capacidade de re-imaginar objetos do quotidiano de forma sustentável.

O resultado desta 2ª edição, culmina na apresentação de 22 peças, em que convidamos o público a explorar nesta exposição única, onde a arte encontra a sustentabilidade, e a diversidade é celebrada. Através do simples guarda-chuva, estas instituições provam que a criatividade não tem limites, e a arte pode florescer em todos os cantos da nossa comunidade.

A Exposição dos Guarda-Chuvas, que pela sua dimensão será dividida em 2, irá estar disponível para visita em vários locais do Algarve, em datas que serão brevemente anunciadas, sendo que estão já agendadas as seguintes exposições:

  • Instituto Português da Juventude, Faro – Abertura da Exposição dia 04 de março às 15.00h, ficando a mesma disponível até final dia 31/03/2024!
  • Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, Faro – Abertura da Exposição dia 19 de março, às 19.00 h, ficando a mesma disponível até dia 30/04/2024.
  • Centro comercial Gran-Plaza, Tavira - Abertura da Exposição dia 01 de Junho, às 15.00h, ficando a mesma disponível até dia 30/06/2024

No âmbito do nosso compromisso ambiental, a empresa não apenas reconhece, mas também prioriza a importância da educação ambiental naquela que é a nossa atividade diária. Estamos empenhados em consciencializar e capacitar os diversos públicos sobre práticas sustentáveis, não deixando ninguém para trás. As nossas ações educativas abrangem desde colaboradores e parceiros até comunidades locais, mas também damos especial atenção às pessoas com necessidades especiais. O projeto “A Água e o Mar para mim, é apenas mais um desses exemplos. Reconhecemos que, muitas vezes, estas pessoas são “esquecidas” nas mais diversas iniciativas que se verificam na nossa região, sendo que estamos empenhados em mudar este paradigma, através da adoção de abordagens inclusivas nos programas de educação ambiental, garantindo que todos tenham acesso a informação e recursos relevantes. Acreditamos que, ao envolver e capacitar todas as partes interessadas, estamos a contribuir para a construindo um futuro ambiental mais sustentável e igualitário para todos.

Contamos com a vossa presença!

  • PARTILHAR   

Outros Artigos