A DECO informa…
O número de casos de consumidores seniores vítimas de fraudes, burlas e outros esquemas maliciosos tem crescido enormemente nos últimos anos. “Negócios” que visam a obtenção do lucro fácil sem olhar nem à idade ou às condições económico-sociais dos consumidores são denunciados com frequência na DECO.
Uma das respostas necessárias para diminuir este cenário é a preparação do idoso para estas abordagens desleais e, muitas vezes, agressivas.
A DECO considera importante que o consumidor se dote de toda a informação disponível, de forma a se proteger e prevenir face a estas eventuais fraudes, ou de vendas agressivas onde o podem estar a pressionar para a assinatura de contratos de serviços, ou ainda tentativas de usurpação dos dados pessoais.
Conselhos DECO para ajudar os consumidores:
- Ler atentamente o contrato proposto;
- Esclarecer todas as dúvidas. Se não for possível, pedir uma cópia do contrato e recorrer a serviços de apoio ao consumidor;
- Se sentir pressão para a assinatura do contrato, saiba que tem 14 dias para por termo ao contrato sem que para tal tenha que pagar qualquer indemnização ou alegar qualquer motivo. Neste caso, envie uma carta registada com aviso de receção.
- Caso o contrato tenha sido celebrado com base numa prática agressiva, saiba que dispõe de um ano para anular o contrato.
- Denunciar à entidade competente do sector em causa (ASAE, ANACOM, Banco de Portugal, Instituto de Seguros de Portugal, entre outras) para que esta atue dentro das competências que lhe estão atribuídas, aplicando multas a estes profissionais e empresas.
Caso precise de apoio para resolver um conflito de consumo, pode sempre entrar em contacto com a DECO Algarve através do nosso telefone 289 863 103 ou do e-mail: deco.algarve@deco.pt.