A DECO informa...
A situação de seca meteorológica agravou-se no nosso País no passado mês de abril, estando 89% do território continental em seca, 34% da qual em seca severa e extrema, de acordo dados recentemente divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sendo especialmente grave a situação dos distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro classificadas nas classes de seca severa a extrema.
A DECO quer ajudá-lo a poupar água! Partilhamos consigo a campanha informativa ÁGUA COM CONTA E MEDIDA sobre desperdício e uso eficiente da água, se usar a Água Com Conta e Medida pode poupar mais de 120 litros num dia!
Para que a água não falte já amanhã, é urgente que todos os consumidores adotem comportamentos que permitam, sem perder o seu bem-estar, reduzir os efeitos do período de seca grave que atravessamos.
Na casa de banho:
- Um banho de imersão pode gastar em média 150 litros de água, prefira um duche rápido de 5 minutos e reduzirá o consumo de água em 90 litros!
- Evite descargas desnecessárias não fazendo da sua sanita um caixote do lixo.
- Feche a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa as mãos, por minuto, as poupanças podem chegar aos 12 litros de água.
- Providencie a reparação de torneiras que pingam. Uma torneira a pingar de 5 em 5 segundos, num dia, consome 30 litros de água, ao fim de uma semana são 210 litros.
- Feche bem as torneiras e mantenha a canalização doméstica em bom estado.
Na cozinha:
Use as máquinas de lavar loiça e roupa apenas com carga completa, sem recorrer a ciclos com pré-lavagem.
- Não deixe a água a correr enquanto lava a loiça à mão.
- Reaproveite águas residuais para as suas regas.
- Utilize redutores de caudal nas torneiras.
No exterior:
- Regue as plantas nas horas de menor calor, de preferência à noite, para evitar perdas por evaporação.
- Reduza, ou mesmo evite agora, as lavagens do automóvel, que pode consumir até 560 litros de água. Se precisa mesmo, use balde e esponja consumirá só cerca de 50 litros de água.