(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

“Podemos ter mais produtos vendidos a granel?”

“Podemos ter mais produtos vendidos a granel?”

A DECO informa…

As organizações DECO, ZERO, ZERO Waste Lab Portugal e Maria Granel uniram-se para apresentar ao Ministro da Economia uma proposta que visa regulamentar a venda a granel em Portugal. Esta iniciativa, apoiada por diversas entidades comprometidas com a sustentabilidade e a defesa dos consumidores, pretende transformar o modo como adquirimos produtos, com benefícios significativos para o ambiente, a economia local e o quotidiano dos consumidores.

A proposta de regulamentação estabelece um quadro jurídico que facilita e promove a comercialização de produtos alimentares e não alimentares sem pré-embalamento. Esta abordagem tem inúmeros benefícios ambientais e sociais, sendo uma resposta eficaz às preocupações globais sobre a preservação dos recursos naturais e a mitigação dos impactos ambientais adversos.

Esta medida está alinhada com os objetivos da União Europeia de diminuir a quantidade de embalagens descartáveis, em particular de plástico.

A venda a granel oferece oportunidades de mercado mais acessíveis e competitivas, apoiando pequenos produtores e comerciantes locais. Ao promover produtos de qualidade e de origem controlada, incentivamos a economia local e o comércio justo.

Com a possibilidade de adquirir apenas a quantidade desejada de produtos, os consumidores podem reduzir o desperdício alimentar e gerir melhor o seu orçamento familiar.

Defendemos que o Estado promova campanhas de informação junto dos consumidores e operadores económicos sobre os benefícios ambientais da venda a granel. Além disso, propomos a criação de uma plataforma eletrónica para a divulgação de lojas que adotam este modelo, facilitando o acesso a informações e incentivando mais estabelecimentos a aderirem a esta prática sustentável.

A DECO, ZERO, ZERO Waste Lab Portugal e Maria Granel estão empenhadas em trabalhar para um futuro mais verde e sustentável e esta proposta é um passo importante nessa direção.

Conheça o nosso Manifesto aqui.

  • PARTILHAR   

Outras Opiniões

: