(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Cuidados Pós Solares

Cuidados Pós Solares

Sofia Costa - Farmacèutica Holon

Com a chegada do verão, chegam também os dias de praia e piscina e os adorados banhos de sol, que são tão ansiados durante o resto do ano! É tempo de fazer malas e bagagens e rumar em direção às férias.

No entanto, férias e banhos de sol não são sinónimo de relaxar nos cuidados com a pele, antes pelo contrário! A exposição da pele ao sol torna-a mais seca e sensível, motivo pelo qual, os seus cuidados devem ser redobrados.

Para começar, a exposição solar deverá ser feita fora das horas de maior calor, sempre acompanhada de um cuidado foto protetor, de um chapéu e óculos de sol. A aplicação de protetor solar na pele é imprescindível para evitar os tão temidos escaldões desta época, o fotoenvelhecimento e o aparecimento de manchas. Sem esquecer do cancro de pele!

Após um maravilhoso dia de praia, é hora de cuidar da pele! Os cuidados a ter após a exposição solar incluem a aplicação de um hidratante pós-solar, a ingestão de elevadas quantidades de água e o consumo de frutas e legumes para se manter hidratado.

Mas, o que fazer quando o protetor solar aplicado não foi suficiente e, de um belo dia de sol, resultam queimaduras solares? Primeiro de tudo, é importante entender que os escaldões são lesões causadas pela radiação solar. São os raios UV, especialmente os UVB, que desencadeiam uma reação inflamatória na pele e que originam as queimaduras solares. Assim, é crucial escolher um protetor solar com filtros UVA e UVB.

Em caso de queimadura solar, siga as seguintes recomendações:

·Tome banhos de água fria de forma a arrefecer a pele queimada;

·Privilegie o uso de roupas mais largas e que não causem fricção na zona da pele lesada;

·Hidrate bem a pele e aplique uma loção pós solar, o que também irá ajudar a aliviar o desconforto;

·Beba bastantes líquidos de forma a manter-se hidratado;

·Evite expor a pele queimada ao sol.

De entre as tantas opções de produtos hidratantes existentes no mercado, como saber qual a mais adequada? Idealmente, o produto selecionado deverá ter uma composição rica em ingredientes calmantes, anti-inflamatórios e hidratantes. Além disto, a sua formulação deve apresentar uma textura de fácil e rápida aplicação que deixe a pele com uma sensação de conforto.

Existem no mercado inúmeras opções de cremes e loções, com ou sem perfume e com diferentes texturas. Na verdade, o que necessita é de uma loção hidratante e refrescante que ajude a acalmar a sensação de pele quente e stressada após a exposição solar. Algumas loções possuem ingredientes calmantes e com propriedades anti-inflamatórias, tais como, a Aloé Vera, o Bisabolol e a Alantoína. Opte sempre por uma loção que tenha sido testada e aprovada dermatologicamente, e que confira uma hidratação da pele que dure, idealmente, 24 horas, mesmo nas peles mais sensíveis. Acompanhando as tendências da sustentabilidade, prefira formulações vegans, sem nanopartículas, e em embalagens mais ecológicas.

Não deixe que este verão passe em branco, proteja-se! Aproveite o bom tempo e as férias da melhor maneira, sempre sem descurar os cuidados com a sua pele!

Em caso de dúvidas fale com um farmacêutico, numa farmácia da sua comunidade, e siga os seus conselhos.

  • PARTILHAR   

Outras Opiniões

: