O DR. REY

É um cirurgião plástico reconhecido e famoso no Brasil e na costa oeste dos EUA. Mudou-se agora para Portugal. Porquê? Para além de outros elogios, o reconhecido “Dr. Rey” destaca um que relevei: “a localização geográfica de Portugal é excelente! A poucas horas dos EUA, mil dólares de voo, e a poucas horas dos países europeus mais distantes, como a Alemanha”.
De facto, a privilegiada posição geográfica de Portugal sempre foi uma mais-valia. Por essa mesma razão, no tempo prolongado da chamada “guerra fria” que opôs o ocidente liderado pelos EUA e a União Soviética, Portugal foi um ponto estratégico da NATO. E, por razões dolorosas para milhões, volta a sê-lo.
Ora, esta nossa localização está a ser benéfica para o investimento americano. E não só. Os americanos já falam que Portugal é a ‘Califórnia da Europa’.
Também o turismo americano tem crescido.
E, curiosamente ou não, os brasileiros estão a preferir Portugal para a sua opção de iniciar uma visita à Europa.
Claro que temos a obrigação de ter a capacidade para não perder esta onda favorável. Temos? Uma das decisivas infraestruturas é um novo aeroporto. Ora, Madrid está a receber muitos destes turistas pela sua capacidade. Nós andamos há décadas a decidir a localização.
E depois de chegados a Portugal, os turistas do continente americano e da Ásia têm acesso aos países europeus? Espanha está a construir a bom ritmo a alta velocidade da sua linha férrea. Nós, por cá, ainda andamos a gastar dezenas de milhões em estudos…
Perante o maior pacote de fundos da União Europeia temos de acreditar que o ministro Manuel Castro Almeida tenha bom resultado na aplicação destes fundos para resolver problemas estruturais que emperram o nosso futuro. Como estes.
Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional de Imprensa Regional