(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2026 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Lançamento do concurso do Novo Hospital Central do Algarve: um ato de justiça para com o Algarve e uma janela de esperança sobre a resposta do SNS na região algarvia

Lançamento do concurso do Novo Hospital Central do Algarve: um ato de justiça para com o Algarve e uma janela de esperança sobre a resposta do SNS na região algarvia

Tendo em consideração a decisão hoje tomada em Conselho de Ministros relativa à abertura do concurso do novo Hospital Central do Algarve, o Presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, torna pública a seguinte declaração:

“Saúda-se a decisão do XXV Governo de Portugal, presidido pelo Primeiro-Ministro Dr. Luís Montenegro, quanto à abertura do concurso para o novo Hospital Central do Algarve que é um ato de justiça para com o Algarve e os algarvios e que reabre uma janela de esperança e confiança para a resposta de cuidados hospitalares do Serviço Nacional de Saúde na região.

Este é um investimento aguardado há muitos anos, previsto no Plano Regional de Ordenamento do Território desde 2007, investimento e prioridade com amplo consenso na região e essencial na melhoria dos cuidados de saúde hospitalares a todos os naturais e residentes no Algarve, na correção de desigualdades regionais de acesso à saúde.

Sendo dossier da responsabilidade técnica da estrutura de missão do Novo Hospital Central do Algarve, queremos nesta data sublinhar a colaboração técnica desenvolvida pelas Unidades de Ambiente e de Ordenamento do Território da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. Algarve, em articulação com a APA/ARH Algarve (Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Algarve) e com o Município de Loulé, para que esta decisão política e esta janela de esperança se tenha de novo aberto. De salientar também o total empenho dos Municípios de Faro e de Loulé na cedência do lote de terreno para a construção do futuro Hospital Central do Algarve.

Um investimento estruturante e inadiável numa região que no final de 2024 contribuía com 4,94% do Produto Interno Bruto Nacional e é justamente uma região em crescimento, na economia como em população.“

José Apolinário. Presidente da CCDR Algarve.

  • PARTILHAR   

Outras Opiniões

: