(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

"Flora intestinal: a chave para uma vida saudável"

"Flora intestinal: a chave para uma vida saudável"

Artigo de Opinião de Dr. Nuno Negrão Martins, farmacêutico.

É frequente ouvirmos que devemos cuidar do nosso bem-estar, mas, na verdade, por onde começar? O bem-estar pode ser encarado de muitas perspectivas, até por aquelas que nunca pensámos, como o intestino. Dentro deste órgão, que já é chamado de segundo cérebro, encontramos a microbiota intestinal, um conjunto de bactérias, leveduras, fungos e alguns vírus, que garantem a harmonia e o bom funcionamento do organismo. A microbiota ou flora intestinal desempenha um papel fulcral no nosso dia-a-dia, sendo responsável pela absorção de água, sais minerais e nutrientes dos alimentos, protegendo-nos de infecções.

Ao longo dos últimos anos, têm sido feitos estudos que avaliam a existência de uma comunicação complexa e bidireccional entre o sistema nervoso central e o sistema gastrointestinal, verificando-se que, por exemplo, condições inflamatórias intestinais relacionam-se com alterações psíquicas como o humor, afecto, tomas de decisão e saciedade. Este eixo intestino-cérebro tem sido uma das áreas de grande interesse científico, podendo ser a chave central para a melhoria clínica de condições que prejudicam a qualidade de vida de milhares de indivíduos.

Se tem mal-estar e dores abdominais, gases, vómitos, náuseas e febre, poderá estar perante um desequilíbrio da flora intestinal. Mas como é que podemos cuidar da nossa flora intestinal e garantir que se mantém equilibrada? Para repor e regular a flora intestinal é essencial que adopte uma alimentação adequada, rica em fibras e alimentos que contenham probióticos (microrganismos vivos, como bactérias ou fungos, que podem entrar directamente no nosso organismo através de alguns alimentos ou suplementos). Assim, deve apostar numa alimentação rica em legumes e vegetais e com poucos alimentos processados, fritos ou açucarados. Os alimentos ricos em fibras, tais como a aveia, linhaça, vegetais frescos, frutas e grãos, e os alimentos fermentados, como o iogurte são também uma boa escolha. Garantindo uma alimentação saudável, sempre aliada à prática de exercício físico regular, ajudá-lo-á a encontrar o equilíbrio intestinal e o bem-estar quotidiano.

Além das opções alimentares e dos bons hábitos de vida, poderá também recorrer à Suplementação, com a gama Osmobiotic® Flora, disponível para Adulto, Crianças a partir dos 3 anos e para a 1ª etapa da vida, que combinam duas estirpes microbióticas. Estes suplementos actuam de uma forma mais rápida e directa, ajudando-o a regular a microbiota intestinal. Ao cuidar do seu intestino estará também a contribuir para o seu bem-estar e para uma vida mais harmoniosa.

  • PARTILHAR   

Outras Opiniões

: