Por Ana Custódio. In https://www.novacostadeoiro.com/
Pensar a amamentação deve acontecer ainda na gravidez. Saber que tudo o que acontece na sala de parto e nas primeiras horas pode interferir com a amamentação já é um bom começo.
Aqui ficam 5 intervenções que podem interferir na amamentação e porquê.
1. Indução do trabalho de parto
A indução do trabalho de parto implica que alguém decide que o bebé tem de nascer, ou precisa de ajuda para acelerar o seu nascimento, ou seja não respeita o tempo do bebé. O bebé pode apresentar imaturidade pulmonar e neurológica o que pode dificultar a coordenação de sugar - deglutir - respirar essencial para mamar bem.
2. Líquidos intravenosos (soro)
A utilização de líquidos intravenosos, o chamado soro de hidratação, pode inflacionar o peso do bebé à nascença. O peso do bebé pode vir inflacionado e assim nas primeiras horas ou dias de vida, o bebé vai perder aparentemente mais peso do que o esperado. Pode levar à introdução de suplemento sem necessidade.
3. Epidural
Os químicos usados na epidural, apesar de seguros para mãe e bebé, passam através da placenta e podem comprometer a função respiratória do bebé o que afecta directamente a sua capacidade de sugar, engolir e respirar. Também pode fazer com que o bebé esteja mais sonolento e menos reactivo.
4. Fórceps ou ventosas
Num parto com ventosas ou fórceps o bebé é manipulado e pode ficar com algumas dores ou mal estar. Pode ter dificuldades em mamar devido a esta manipulação. Podem também acontecer episódios de torcicolo, por exemplo, que vai afectar directamente a amamentação, devido à posição em que a boca e língua do bebé vão à mama.
5. Separação mãe/bebé
O bebé deve ficar junto da mãe, pele com pele assim que nasce. Assim o bebé vai usar o seu instinto para procurar a mama e mamar pela primeira vez. Este processo pode levar cerca de 1 hora e não deve ser interrompido.
DICAS para evitar estas intervenções: - Ter uma doula - Fazer um plano de parto - Fazer uma sessão pré-natal - Assistir a workshops sobre amamentação É preciso ressalvar que nem sempre as intervenções do parto têm influência negativa na amamentação, mas como não sabemos a reacção do bebé é sempre melhor prevenir.
REFERÊNCIAS: “Supporting Sucking Skills In Breast-feeding Infants” de Catherine Watson Genna.
A nossa colaboradora Ana Custódio apresenta-se, em vídeo, aos leitores da Nova Costa de Oiro.
Para ver, basta clicar nesta ligação: https://youtu.be/eSpi3EkPaNE
Para informações suplementares e eventuais contactos e esclarecimentos, os leitores poderão consultar os seguintes sítios:
-----------
Ana Custódio
Site: www.algarve.amamenta.net
Facebook: Amamenta Algarve
e-mail: ana.custodio@amamenta.net