(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Festas de Sagres 2019 em honra da Nossa Senhora da Graça

Festas de Sagres 2019 em honra da Nossa Senhora da Graça

Em terra e mar celebrou-se a fé e natureza de Sagres 

Reportagem  impressa publicada do Jornal Correio de Lagos | Edição 346 · AGOSTO 2019 |                                                              

Nos passados dias 14 e 15 de Agosto realizou-se na Vila de Sagres, no Porto de Pesca da Baleeira, a Festa em honra de Nossa Senhora da Graça. Durante estes dias, a vila foi palco de vários eventos de cariz religioso, cultural e musical. Estiveram presentes vários convidados, entidades e colaboradores. De realçar a presença de Adelino Soares (Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo), Luís Paixão (Presidente da Junta de Freguesia de Sagres), Fábio Mateus (Presidente da Junta de Freguesia de Budens), Fernando Santana (Vereador da C.M.V.B.), Clésio Ricardo (secretário da Junta de Freguesia de Sagres) e  Mário Galhardo (presidente da Barlapescas).

O Porto de Pesca da Baleeira foi invadido por uma multidão que fez a festa com comes e bebes para todos os gostos. O baile no primeiro dia do evento esteve animado com Débora Machado e a sua sonoridade popular a dar a toada para o “arrasta pé” geral. Já no dia 15 de Agosto, os visitantes tiveram um “manjar dos deuses” com a famosa caldeirada à pescador preparada com peixe de qualidade pelo senhor Jaime – a típica quermesse com tudo o que é bom e um almoço condizente com as raízes piscatórias de Sagres.

Ao som da música animada do grupo "Brasa Doirada", os presentes deliciaram-se enquanto se preparavam  para embarcar. Pelas 16h, teve lugar a procissão por mar e terra, uma tradição ancestral. A procissão e Eucaristia foram dirigidas pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas e o Padre José Chula. Mais de 20 embarcações enfeitadas a preceito percorreram a costa de Sagres até ao Farol.

A bordo, entre “almareados” e alegres marinheiros, somos envoltos na beleza natural de Sagres, num mar de perder de vista e paisagem deslumbrante. Retornados em segurança ao Porto da Baleeira, deu-se lugar à procissão em terra que culminou com a celebração da palavra.

A Eucaristia foi dada junto à antiga doca, centro do culto em que os devotos ouviram a pregação do evangelho, leitura de textos sagrados e louvores à nossa Senhora da Graça. A celebração terminou com animação num concerto “too cool” dos Smiles4coffee. 

  • PARTILHAR   

Outros Artigos