Os elementos do Grupo de Acções Tácticas (GAT) da Polícia Marítima em missão em Itália, no âmbito da Operação “THEMIS”, da Agência Frontex, interceptaram no dia 23 de Agosto uma embarcação com 127 migrantes a bordo, que se encontrava a navegar a cerca de 40 milhas náuticas (aproximadamente 74 quilómetros) de Santa Maria di Leuca, a sul de Itália.
Durante uma acção de patrulhamento, pelas 14:00 horas (horário local), os elementos do Grupo de Acções Tácticas da Polícia Marítima receberam um alerta através do Centro de Coordenação Internacional de Roma (ICC Roma), a informar que uma aeronave da Guardia di Finanza havia detectado a presença de uma embarcação suspeita de migração irregular a navegar ao largo de Santa Maria di Leuca, tendo-se deslocado de imediato para o local.
Os elementos interceptaram a embarcação, confirmando a presença de vários migrantes a bordo, tendo acompanhado a mesma até à chegada da embarcação da Guardia di Finanza, que a encaminhou até ao porto de Gallipoli, onde desembarcaram os migrantes.
A bordo da embarcação seguiam 127 migrantes, de nacionalidades libanesa, afegã e paquistanesa, tendo sido identificados três indivíduos, suspeitos de facilitarem a travessia dos migrantes até Itália.
A Polícia Marítima encontra-se, desde 16 de Junho do presente ano, integrada na Operação "THEMIS" da Agência FRONTEX, nesta que é a sua quinta participação e tem como missão controlar e vigiar as fronteiras marítimas italianas e externas da União Europeia no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia.
Desde 2017, ano em que iniciou a participação na Operação "THEMIS", a Polícia Marítima já realizou mais de 500 missões.