(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Embarcação de pesca local naufraga ao largo da praia da Salema em Vila do Bispo

Embarcação de pesca local naufraga ao largo da praia da Salema em Vila do Bispo

Na sequência de um alerta recebido pelas 03h30, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar que uma embarcação tinha naufragado a sul da praia da Salema, com seis tripulantes a bordo, foram de imediato activadas para o local uma embarcação da Estação de Salva-vidas de Sagres e uma embarcação do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos, bem como o navio NRP Cassiopeia, da Marinha Portuguesa, e uma equipa de mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Lagos. Para o local deslocaram-se também elementos dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM.

À chegada ao local constatou-se que cinco dos pescadores conseguiram chegar a terra pelos seus próprios meios, tendo sido prontamente auxiliados por populares que se encontravam nas proximidades, até à chegada dos elementos do INEM e dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo que prestaram assistência diferenciada. Segundo o que foi possível apurar junto das vítimas, encontrava-se ainda um pescador a bordo da embarcação, tendo sido de imediato iniciadas buscas pelo mesmo.

A vítima, um homem de 23 anos, foi encontrada no interior da embarcação, em estado inconsciente, pelos mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Lagos, tendo sido resgatado e transportado pelos tripulantes da Estação Salva-vidas de Sagres para a praia, onde foram continuadas as manobras de reanimação pelos elementos do INEM, com recurso a um Desfibrilhador Automático Externo (DAE).

Após várias tentativas, não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local pelo médico do INEM. Foi contactado o Ministério Público, tendo o corpo sido posteriormente transportado pelos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo para o Instituto de Medicina Legal de Portimão.

O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi activado e encontra-se a prestar apoio aos familiares da vítima.

A embarcação naufragada encontra-se a flutuar junto à praia, tendo sido efectuado um aviso à navegação e notificado o armador para proceder ao plano de remoção da embarcação do local.

Esta acção foi coordenada pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos, tendo o Comando-local da Polícia Marítima de Lagos tomado conta da ocorrência.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos