Na sequência de um alerta recebido pelas 03h30, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar que uma embarcação tinha naufragado a sul da praia da Salema, com seis tripulantes a bordo, foram de imediato activadas para o local uma embarcação da Estação de Salva-vidas de Sagres e uma embarcação do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos, bem como o navio NRP Cassiopeia, da Marinha Portuguesa, e uma equipa de mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Lagos. Para o local deslocaram-se também elementos dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM.
À chegada ao local constatou-se que cinco dos pescadores conseguiram chegar a terra pelos seus próprios meios, tendo sido prontamente auxiliados por populares que se encontravam nas proximidades, até à chegada dos elementos do INEM e dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo que prestaram assistência diferenciada. Segundo o que foi possível apurar junto das vítimas, encontrava-se ainda um pescador a bordo da embarcação, tendo sido de imediato iniciadas buscas pelo mesmo.
A vítima, um homem de 23 anos, foi encontrada no interior da embarcação, em estado inconsciente, pelos mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Lagos, tendo sido resgatado e transportado pelos tripulantes da Estação Salva-vidas de Sagres para a praia, onde foram continuadas as manobras de reanimação pelos elementos do INEM, com recurso a um Desfibrilhador Automático Externo (DAE).
Após várias tentativas, não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local pelo médico do INEM. Foi contactado o Ministério Público, tendo o corpo sido posteriormente transportado pelos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo para o Instituto de Medicina Legal de Portimão.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi activado e encontra-se a prestar apoio aos familiares da vítima.
A embarcação naufragada encontra-se a flutuar junto à praia, tendo sido efectuado um aviso à navegação e notificado o armador para proceder ao plano de remoção da embarcação do local.
Esta acção foi coordenada pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos, tendo o Comando-local da Polícia Marítima de Lagos tomado conta da ocorrência.