Sob organização da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), Portugal acolhe este ano a reunião anual da International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas (ICCAT) que decorre de 14 a 21 de Novembro de 2022, em Faro, no Algarve.
A ICCAT é uma importante Organização Regional de Pesca que regulamenta a gestão dos atuns e espécies afins no Atlântico, em todo o Mediterrâneo e no Mar Negro. Dada a grande abrangência geográfica, para além de toda a Equipa de Gestão desta Convenção Regional, participam na reunião os 52 Países Contratantes, incluindo a DGRM em representação de Portugal, bem como as cinco entidades com estatuto de “cooperantes”: Bolívia, Taipé, Suriname, Costa Rica e República Cooperativa da Guiana.
A sessão de abertura contou com a Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, que se fez acompanhar pela Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, e pelo Presidente da CCDR Algarve, José Apolinário.
Nesta reunião anual, estão em discussão regras de gestão sobre stocks muito relevantes para Portugal, nomeadamente, do atum patudo, atum rabilho e espadarte.
Mais informação em: https://www.iccat.int/
Sobre a DGRM
A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, tem como missão o desenvolvimento da segurança e dos serviços marítimos, incluindo o sector marítimo-portuário, a execução das políticas de pesca, da aquicultura, da indústria transformadora e actividades conexas, a preservação e conhecimento dos recursos marinhos, bem como garantir a regulamentação e o controlo das actividades desenvolvidas nestes âmbitos.