O Comando Territorial de Faro, através do Destacamento Territorial de Portimão, no dia 7 de Março, realizou uma operação de fiscalização no âmbito do caravanismo e campismo ilegal, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, no concelho de Vila do Bispo.
No decorrer de uma acção de fiscalização ao longo da zona costeira, foi possível detectar 44 infracções, cinco das quais referentes a campismo e caravanismo selvagem por infracção ao Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e 39 por proibição de aparcamento e pernoita fora de local expressamente autorizado ao abrigo do Código da Estrada, tendo sido elaborados os respectivos autos de contraordenação.
A acção contou com o reforço de militares e de binómios do Destacamento de Intervenção (DI) de Faro e com o apoio da Polícia Marítima (PM).
O campismo e caravanismo selvagem é um problema identificado que constitui um factor de destruição de habitats, alguns deles protegidos, além de representar uma ocupação excessiva de espaços públicos, zonas costeiras e áreas classificadas por autocaravanas e similares, com consequências negativas na paisagem, no ambiente, no ordenamento do território e na saúde pública.
A Guarda Republicana irá continuar a sensibilizar os caravanistas e campistas para adoptarem um comportamento mais responsável e amigo do ambiente.