A Autoridade Marítima Nacional, através da Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António e da Estação Salva-vidas de Vila Real de Santo António, garantiu, durante o fim-de-semana, a segurança da navegação e das pessoas no rio Guadiana, durante o “Festival do Contrabando” que se realizou no concelho de Alcoutim.
Durante os três dias do evento, a população teve a oportunidade de atravessar o rio Guadiana a pé, através de uma ponte pedonal flutuante que ligava o concelho de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, em Espanha, tendo sido registadas cerca de 30 mil travessias em todo o evento que decorreu conforme previsto e sem incidentes.
Ao longo do festival, estiveram empenhados a garantir a segurança e policiamento do evento três elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António, dois elementos Troço do Mar da Capitania do Porto de Vila Real de Santo António e cinco tripulantes da Estação Salva-vidas de Vila Real de Santo António, apoiados por quatro viaturas, duas embarcações e uma mota de água. Estiveram também empenhados elementos dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim, apoiados por um bote.