Os elementos do comando local da Polícia Marítima de Lagos, das Estações Salva-Vidas de Ferragudo e de Sagres e do projecto “SeaWatch” auxiliaram ontem, dia 19 de Julho, um tripulante de um veleiro que encalhou na Praia da Batata, no concelho de Lagos.
Na sequência de um alerta recebido perto das 09:00 horas, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar para a presença de um veleiro encalhado na praia, foram de imediato activados para o local elementos da Polícia Marítima, elementos do projeto “SeaWatch”, bem como uma embarcação da Estação Salva-Vidas de Ferragudo.
No local onde o veleiro se encontrava encalhado, constatou-se que o tripulante se encontrava bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica. Foram iniciadas as operações para colocar a embarcação na água, não tendo sido possível concluir no imediato as operações devido à altura da maré.
As operações de reflutuação foram retomadas pelas 17:00 horas, sob coordenação do Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos, tendo sido possível colocar o veleiro na água com recurso às embarcações da Polícia Marítima e da Estação Salva-Vidas de Sagres e com o apoio de uma embarcação do Estaleiro Naval de Lagos. No areal, os elementos da Polícia Marítima e do projecto “SeaWatch” garantiram a interdição e a segurança do local.
O veleiro seguiu, posteriormente, até ao estaleiro, onde será alvo de uma vistoria para apurar as condições de navegabilidade.
O comando local da Polícia Marítima de Lagos tomou conta da ocorrência.