(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Roadshow "NET Viva e Segura" visa alertar os mais jovens para os desafios do mundo digital

Roadshow "NET Viva e Segura" visa alertar os mais jovens para os desafios do mundo digital

A "NET Viva e Segura" é uma parceria da DECO Jovem e DECO PROTESTE com a Google, um projecto que promove a literacia digital e incentiva os jovens com idade escolar a aceder à Internet de forma segura, sendo reconhecido como um importante contributo para a promoção da literacia digital.

A DECO Jovem volta a trazer esta iniciativa para as escolas, agora em formato digital, mostrando sempre uma preocupação sobre temas tão actuais e presentes na vida dos jovens como segurança, privacidade e respeito na sua presença no mundo digital.

Com esta quarta edição do projecto "NET Viva e Segura", a DECO Jovem está a realizar um roadshow em várias escolas, 8 conferências regionais com actividades dirigidas a toda a comunidade educativa, num formato dinâmico, interactivo e divertido, com a presença de especialistas para informar, discutir e reflectir sobre temas do mundo digital.

A DECO Jovem conta com vários animadores para acompanhar estas actividades, procurando incentivar os mais novos a pensar sobre temáticas que fazem parte da sua realidade virtual e vida social, nomeadamente segurança, privacidade e respeito na sua presença no mundo digital.

Um dos assuntos debatidos nesta conferência será o “Phishing”, fenómeno em que os dados bancários são alvo de roubo, quando estes são disponibilizados online.

No Inquérito "Kids Online", os participantes foram questionados quais os outros riscos que se podem encontrar na web: riscos comerciais, como ser vítima de burla; riscos técnicos (o caso de vírus) e riscos que decorrem do mau uso de dados pessoais foram algumas das respostas.

No que se refere a riscos relativos à privacidade, 7% dos jovens referem que alguém usou a sua informação pessoal de um modo que não lhes agradou e 8% referem que alguém usou a sua password para aceder a informação e fingir a sua identidade.

«Esta realidade está cada vez mais presente na vida dos jovens. É preciso tomar precauções e debater com eles na primeira pessoa o que pode e deve ser feito para não sermos alvos deste perigo online. Nunca sabemos quais as intenções de todos os utilizadores, por isso há regras para cumprir e as quais iremos partilhar», afirma a DECO Algarve.

Este e outros temas vão estar em discussão e reflexão com as "Conferências NET Viva e Segura".

  • PARTILHAR   

Outros Artigos