No âmbito do projecto europeu “Erasmus +/Unissons nos Coeurs sans Frontières”, dinamizado pelo Agrupamento de Escolas de Montenegro (Faro), um grupo de mais de duas dezenas de docentes visitou a Fortaleza de Sagres, no passado dia 7 de Julho.
Os docentes participaram numa palestra organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo e proferida pelo técnico de História, intitulada “Sagres, Portugal e o Mundo – Diferentes Lugares, Heranças Comuns – Refugiados, Migrações e Diásporas”. Entre os temas abordados na comunicação destacaram-se as heranças culturais comuns à Humanidade, a herança portuguesa à escala global, a diáspora dos judeus portugueses, os refugiados em Portugal, a migração afroamericana nos Estados Unidos (1916-70) e o papel histórico de Sagres enquanto ponto de encontro de povos, culturas e civilizações, bem como o seu papel no apoio à navegação.
Tratou-se da última mobilidade deste projecto dedicado aos temas das migrações, dos refugiados e dos migrantes e que reuniu professores portugueses, franceses, italianos, romenos, ingleses, alemães e polacos.