(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

ALGAR entrega bens alimentares para crianças até aos 3 anos de idade

ALGAR entrega bens alimentares para crianças até aos 3 anos de idade

A ALGAR e a ENTRAJUDA (Algarve), revelam resultados da campanha “Separar para Alimentar” a favor do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve (BACF), iniciativa que conta já com 5 anos de existência.

O objectivo desta campanha tem sido angariar embalagens recicláveis de plástico, metal e ECAL (embalagens de cartão para alimentos líquidos) e com a sua venda adquirir bens alimentares próprios para crianças até aos 36 meses de idade. No âmbito desta acção foram criados centros de deposição para a captação do material, nas instalações da ALGAR e no Banco Alimentar do Algarve.

Os resultados de 2018 permitiram obter verba suficiente para proceder à aquisição de cerca de 680 papas alimentares, adequadas às necessidades nutricionais específicas das crianças nesta faixa etária, que serão entregues às famílias apoiadas pelo Banco Alimentar do Algarve.

Segundo Nuno Alves, Presidente da Direção do BACF do Algarve «O BACF do Algarve, coopera atualmente com 107 instituições, prestando apoio a 3.818 famílias, mediante a distribuição de géneros alimentares a 9.410 pessoas, das quais 2.219 são crianças com idades inferiores aos 12 anos, para quem vai este apoio do “Separar para Alimentar”.

O BACF contribui ainda com 19.704 refeições que são preparadas diariamente por 63 instituições (pequenos-almoços, almoços, lanches e jantares)

Balanço da campanha nos últimos 5 anos

“Desde 2013 que a campanha tem recebido a adesão por parte da população e de várias entidades locais, que com o gesto da separação dos resíduos já garantiu o encaminhamento, para reciclagem de 44 135Kg de resíduos de embalagens e permitiu a entrega de 5.000€ em bens alimentares, ajudando assim quem mais precisa.”, diz Telma Robim, Presidente da Comissão Executiva da Algar.

O resultado desta iniciativa tem sido muito positivo, pelo que a mesma irá continuar até 31 de Agosto de 2019, altura em que terminará para dar lugar a “toneladas de ajuda”, um projeto que será divulgado pela Algar ainda este ano.

Até lá, todos os que desejarem colaborar com o “Separar para Alimentar”, poderão entregar as embalagens vazias nas instalações da Algar, que se encontram distribuidas por toda a região do Algarve (www.algar.com) desde Aljezur até Alcoutim, ou nas instalações do Banco Alimentar em Portimão e Faro, informando que o fazem a favor da campanha.

Vantagens da reciclagem para o Ambiente - Curiosidades

A separação das embalagens para reciclagem permite poupar recursos naturais, mas sem a colaboração de todos será impossível ter sucesso. Os 44.135Kg de embalagens de plástico, que foram encaminhados para reciclagem, nestes cinco anos de campanha, permitem a obtenção de matéria-prima suficiente (poliéster) para se produzir 54.494 camisolas de malha polar ou 88.000 pares de calças poliéster. Por isso contribua, faça parte deste ciclo, separe sempre e em todo o lado!

Sobre a ALGAR

A ALGAR, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. é responsável pelo tratamento, valorização dos resíduos urbanos produzidos nos Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos