Real Tuna Infantina - Tuna Académica Mista da Universidade do Algarve participou nos festivais XXVI Real FesTA e XXII f'ESTA

É com enorme orgulho que a Real Tuna Infantina - Tuna Académica Mista da Universidade do Algarve, vos transmite que nos dias 17 e 18 de abril participou no XXVI Real FesTA e nos dias 24 e 25 de abril participou no XXII f'ESTA. Estes são festivais de tunas mistas, nos quais as tunas participantes atuam a concurso num panorama nacional.
Nos dias 17 e 18 de abril, a Infantina viajou até Leiria, para participar na XXVI edição do Real FesTA, organizada pela Tum’Acanénica, a Tuna Mista da Escola Superior de
Educação e Ciências Sociais do IPLeiria. Pelo palco, além da tuna anfitriã, passaram a Quantunna, a TMIST e a TMIPCA. Para além do ambiente marcado pelo convívio com tunas conhecidas e pelo carinho geracional em relação a este festival, o primeiro festival do ano letivo foi motivo de especial alegria, pois foi neste que ocorreu a estreia da nova música original da Real Tuna Infantina: Numa Manhã de Nevoeiro.
Desta feita, a Real Tuna Infantina trouxe para casa os prémios de Melhor Apresentação, Melhor Instrumental, Melhor Original, Melhor Solista, Melhor Serenata à Cidade, Prémio D.Dinis - Melhor Serenata em Palco, Tuna mais Tuna e Melhor Tuna.
No fim de semana seguinte, o destino foi Abrantes para a XXII edição do f’ESTA, organizado pela ESTATuna, a Tuna Mista da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. As tunas a concurso foram, para além da Infantina, a TomaláTuna, a TAISCTE e a Instituna. Num ambiente marcado pelo convívio entre as tunas e pela energia nostálgica do festival, celebrou-se o 25 de abril entre estudantes, com intenção, humor e música. A Real Tuna Infantina trouxe para o Algarve os prémios de Melhor Original, Melhor Adaptação, Melhor Passacalles e Melhor Tuna.
Destaca-se também o facto de a adaptação “Canção da Terra Morena” ter tido a sua estreia num palco de festival durante este ano letivo, tendo tido a sua estreia oficial no Espetáculo de celebração de 30 anos da Real Tuna Infantina no ano anterior.
Seguidamente, a Infantina irá continuar a marcar presença em vários eventos, para os quais todos estão convidados e os quais podem consultar nas redes sociais da tuna, inclusive a atuação na Semana Académica do Algarve no dia 7 de maio de 2026.
Ajude-nos a levar a Tradição Académica do Algarve mais longe!
Instagram - https://www.instagram.com/realtunainfantina/
Facebook - https://www.facebook.com/rtinfantina
Website - https://realtunainfantina.ualg.pt/







