(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Município de VRSA investe um milhão de euros nas Escolas do Ensino Básico

Município de VRSA investe um milhão de euros nas Escolas do Ensino Básico

No início de mais um ano letivo, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António reafirma o seu compromisso com as famílias do concelho e com a educação das suas crianças e jovens.

Desta forma, o município preparou um conjunto abrangente de iniciativas e apoios destinados a garantir o sucesso escolar e o bem-estar da comunidade educativa.

Considerando que muitos agregados do concelho de Vila Real de Santo António apresentam uma frágil condição económica e dificuldades em adquirir os livros de fichas complementares ao estudo - que são sugeridos pelos docentes para melhorar o desempenho dos alunos -, a autarquia decidiu alargar a atribuição legalmente prevista no âmbito da ação social escolar e vai apoiar 775 alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública na aquisição dos livros de fichas. O investimento ascende aos 32 mil euros.

Ainda neste âmbito, a edilidade irá atribuir, a todas as salas do ensino pré-escolar e 1º ciclo, um kit de material pedagógico e de desgaste, no valor aproximado de 150 euros por sala, de modo a permitir que os docentes desenvolvam as atividades com os alunos, sem necessidade de recurso constante aos Encarregados de Educação. A medida representa uma aposta na ordem dos 6 mil euros e o material já está a ser entregue às escolas.

No que se refere aos recursos humanos, o município de VRSA inicia o ano letivo com um incremento significativo de Assistentes Operacionais em todas as escolas, cumprindo os rácios estabelecidos na Portaria n.º 73-A/2021, de 30 de março. Esta ação reforça o empenho contínuo na garantia das melhores condições de apoio, acompanhamento e vigilância dos alunos. O investimento na área dos recursos humanos ascende aos 600 mil euros.

No que se refere à requalificação, manutenção e apetrechamento do parque escolar, a Câmara Municipal avançou com a modernização dos equipamentos informáticos, tendo adquirido computadores, projetores e monitores para as escolas do 1º ciclo, num investimento que ronda os 20 mil euros.

Ao nível das intervenções nos edifícios, foram efetuadas obras de remodelação do pavimento em 8 salas da EB1 Caldeira Alexandre - edifício norte, no valor de 30 mil euros.

Já na EB1 / JI Santo António, a Câmara Municipal procedeu à substituição do piso do parque infantil. A obra está avaliada em 51 mil euros e permitiu a colocação de um novo piso com condições técnicas de maior durabilidade e resistência.

De forma a ampliar os níveis de conforto térmico para alunos e docentes, foram instalados diversos aparelhos de ar condicionado em salas do 1º ciclo, num investimento na ordem dos 10 mil euros.

Tendo em consideração o aumento de alunos utilizadores da Unidade de Ensino Estruturado - e com vista a promover o desenvolvimento de terapias mais eficazes, nomeadamente a Abordagem Snoezelen -, foi alocada uma verba de 10 mil euros para a ampliação e requalificação da Unidade de Ensino Estruturado da EB 1 Caldeira Alexandre, adequando-a às atuais necessidades e exigências da Educação Inclusiva.

Em simultâneo, o município e as Juntas de Freguesia realizaram várias intervenções de melhoria nos diversos edifícios escolares do concelho, nomeadamente ao nível das pinturas, reparações elétricas, canalizações, entre outros.

Além de todos os investimentos, a autarquia de VRSA continua a garantir, da melhor forma, a concretização de todas as suas competências no domínio da educação. Disso são exemplo a gestão dos refeitórios escolares, a gestão dos transportes escolares, incluindo o transporte adaptado para alunos com necessidades específicas, o desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo (investimento de 110 mil euros), a promoção das medidas de ação social escolar e a cobertura de todas as despesas inerentes ao funcionamento dos estabelecimentos de ensino do concelho.

Oferta educativa

Para o ano letivo 2023/2024, a Câmara Municipal de VRSA disponibiliza ainda um conjunto de atividades que promovem e enriquecem o conhecimento em várias áreas do saber, dirigidas às turmas de todos os níveis de ensino, de modo a complementar a aprendizagem dos alunos.

As atividades propostas na «Oferta Educativa 2023/2024» incidem nas diversas áreas do conhecimento e são norteadas pela universalidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Com o intuito de fomentar a interdisciplinaridade pedagógica e coadjuvar os Educadores de Infância da rede pública, o município irá promover, na educação pré-escolar, atividades de oferta complementar ao currículo, dinamizadas por técnicos com formação específica nos domínios da música, atividade física e expressão dramática. Esta medida reveste um investimento global na ordem dos 20 mil euros.

«O arranque de mais um ano letivo marca o começo de novos desafios e oportunidades, pelo que queremos assegurar que todas as crianças e as suas famílias se sintam apoiadas nesta jornada. Estas medidas refletem o nosso compromisso com a educação e o bem-estar das nossas crianças e jovens e constituem um claro apoio à população do concelho de Vila Real de Santo António no contexto económico atual», afirma o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Palma de Araújo.

«Com estas ações, o município de Vila Real de Santo António reafirma a sua disponibilidade para trabalhar em estreita colaboração com as escolas, pais e a comunidade em geral, promovendo o sucesso escolar e proporcionando um ambiente de aprendizagem enriquecedor», conclui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos