(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

Já são conhecidos os vencedores da 11.ª edição do CanSat Portugal

Já são conhecidos os vencedores da 11.ª edição do CanSat Portugal

Após cinco dias intensos de muito trabalho, resiliência e entreajuda, foram entregues sete prémios e uma menção honrosa na 11.ª edição do CanSat Portugal, que teve lugar na ilha de Santa Maria, nos Açores. 

A equipa HermeSat, dos Salesianos de Lisboa, obteve a maior pontuação do júri e arrecadou o grande prémio CanSat Portugal.

A juntar à missão primária – com medições da temperatura do ar e da pressão atmosférica e a transmissão por telemetria dos parâmetros medidos para a estação terrestre –, a equipa HermeSat teve como missão secundária o desenvolvimento de uma ferramenta que combina a fotografia aérea com Inteligência Artificial (IA), para determinar os locais de aterragem mais seguros para o seu CanSat 100% sustentável, construído em madeira e revestido por cortiça.

Composta pelos alunos Afonso Martins, João Bessa, Sebastião Paula, Sofia Dias, Maria Beatriz e Teresa Varandas, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, e coordenada pelo docente Rui Costa, a equipa vencedora vai representar Portugal no evento da Agência Espacial Europeia (ESA) “Engenheiro espacial por um dia”. Esta iniciativa, agendada para os dias 17 e 18 de junho de 2024, em Noordwijk, nos Países Baixos, conta com a participação dos vencedores de todas as competições CanSat da Europa.

Além disso, o microssatélite dos alunos premiados será lançado pela equipa RED – Rocket Experiment Division do Instituto Superior Técnico no concurso universitário EuRoC, juntamente com os Valkyria, da Escola Secundária Adolfo Portela, de Águeda, e D-Spencer, do Colégio de Santa Doroteia, em Lisboa.

Foi no Incuba+, Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial de Santa Maria, que os mais de 100 estudantes e professores participantes da 11.ª edição do CanSat Portugal finalizaram os seus projetos, naquele que foi o culminar de meses de trabalho. Entre os dias 1 e 5 de maio, além dos momentos de trabalho, testes e lançamentos, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com convidados sobre carreiras espaciais e de visitar as instalações da RAEGE-Az e o Teleporto de Santa Maria, onde aprenderam sobre as diferentes finalidades da maior instalação de antenas da ilha.

A final da 11.ª edição do CanSat Portugal, organizada pelo ESERO Portugal, uma colaboração da Ciência Viva e da ESA, contou com a parceria do Governo Regional dos Açores, da SpaceAzores, do CEiiA e da Agência Espacial Portuguesa.

Outros prémios:

• Melhor Desempenho Técnico e estágio no CEiiA - CarMic, Escola Secundária Carolina Michaëlis, Porto

• Melhor Missão Científica - Valkyria, Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda

• Profissionalismo - MigraSat, Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Vila Nova de Gaia

• Melhor Divulgação - RáSat, Colégio do Sagrado Coração de Maria, Lisboa

• Melhor Antena (ground station) e Prémio ANACOM – AzSat, Escola Secundária Antero de Quental, Ponta Delgada, Açores

• Menção Honrosa - CanHelp, Salesianos de Lisboa

  • PARTILHAR   

Outros Artigos