(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Investigadores da Universidade de Coimbra distinguidos nos Prémios Verdes Visão + Grupo Águas de Portugal

Investigadores da Universidade de Coimbra distinguidos nos Prémios Verdes Visão + Grupo Águas de Portugal

Dois investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acabam de ser distinguidos nos Prémios Verdes Visão + Grupo Águas de Portugal (ADP) pelo papel que têm desempenhado no quadro da atual emergência climática.

Jorge Paiva, professor catedrático jubilado da FCTUC, foi galardoado com o “Prémio Personalidade”. Verónica Ferreira, investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da FCTUC, foi distinguida com Menção Honrosa na categoria “Investigação”.

O professor catedrático jubilado da FCTUC foi galardoado pelo trabalho que tem vindo a desenvolver no campo do ativismo ambiental, mas também no científico. Durante o seu percurso, Jorge Paiva ou “grande Senhor do Ambiente”, como é apelidado pela revista Visão, identificou e classificou várias espécies de plantas e participou em expedições científicas um pouco por todo o mundo, mas é a sua defesa intransigente da biodiversidade e floresta autóctone que o tornou conhecido e admirado fora da comunidade científica.

Verónica Ferreira destacou-se na área da investigação devido ao estudo dos ribeiros. A investigadora do MARE tem focado o seu trabalho principalmente na avaliação dos efeitos das alterações ambientais nas comunidades e nos processos aquáticos. As alterações ambientais, às quais tem dado mais atenção, incluem o enriquecimento dos ribeiros em nutrientes, o aquecimento da água, e as alterações da floresta nativa (por exemplo, substituição por monoculturas de eucalipto, invasão por espécies exóticas, doenças resultantes da infeção por agentes patogénicos).

Os Prémios Verdes são promovidos pela revista Visão em parceria com o Grupo Águas de Portugal e têm o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Esta iniciativa, que já vai na segunda edição, visa reconhecer, divulgar e premiar as boas práticas e os exemplos de excelência que se destacam pelo contributo para o ambiente e desenvolvimento sustentável no quadro da atual emergência climática.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos