(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Guiné-Bissau: ASPEA realiza Missão para promover Educação Ambiental sobre Áreas Costeiras e Marinhas

Guiné-Bissau: ASPEA realiza Missão para promover Educação Ambiental sobre Áreas Costeiras e Marinhas

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) está a cumprir uma Missão de 10 dias na Guiné-Bissau, com o objectivo de promover Educação Ambiental junto daquele país.

O programa da missão inclui a realização de um Curso de Capacitação em Educação Ambiental e Biodiversidade em Áreas Marinhas e Costeiras, visitas a projetos locais, participação em reuniões com organizações nacionais e internacionais e visitas de cortesia a membros do Governo da Guiné-Bissau e Presidência da República daquele país.

Entre os dias 27 de Junho e 5 de Julho de 2022, a República da Guiné-Bissau acolhe a realização do 3º Curso de Capacitação de técnicos ligados a áreas marinhas e costeiras.

O presente curso será ministrado por Joaquim Ramos Pinto (presidente da ASPEA), Mário Oliveira (IPL-ESECS / ASPEA e Doutorando em Educação Ambiental) e Pedro Martins (EPAMAC / ASPEA e Doutorando em Equidade e Inovação em Educação na Universidade de Santiago de Compostela).

Esta proposta de formação propõe-se constituir uma base importante de trabalho para técnicos e educadores ambientais, integrando as dimensões disciplinares das áreas das ciências naturais e das ciências sociais e humanas”, destaca o presidente Joaquim Ramos Pinto.

Organizado pelo Ministério dos Transportes e Comunicações e Ministério das Pescas através do Instituto Marítimo e Portuário da República da Guiné-Bissau (IMP-GB) em parceria com a ASPEA e apoio da Rede Lusófona de Educação Ambiental, o curso de capacitação contempla, entre outros temas, os conteúdos: Ameaças e riscos ambientais da actualidade (alterações climáticas, sobre-exploração de recursos, degradação de habitats, perda de biodiversidade, gestão deficiente de resíduos); Enquadramento dos Planos de Desenvolvimento Estratégico para áreas costeiras e marinhas (construções, pesca, transporte, desassoreamento; poluição, descargas ilegais); Biodiversidade em áreas marinhas e costeiras e os Ecossistemas e recursos naturais.

O curso, refira-se, dirige-se a inspectores marítimos, agentes da Brigada Costeira e outros técnicos de instituições públicas e Organizações Não Governamentais vocacionadas para a Gestão, Sensibilização e Educação Ambiental. Está prevista a participação de 80 elementos.

Legenda das Imagens:

1. Grupo de participantes durante acção formativa;

2. Grupo durante visita na Guine-Bissau.

Sobre a ASPEA

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA), fundada em 1990, que conta já com 30 anos de experiência na sensibilização ambiental, formação e capacitação, consultoria e desenvolvimento de projectos e programas de Educação Ambiental em diversas temáticas do ambiente e sustentabilidade, para um vasto leque de atores e públicos, nas formas de acção educativa formal, não-formal e informal. A ASPEA tem a sua sede em Lisboa e núcleos em Aveiro, Braga, Bragança, Viseu e Açores.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos